fbpx
breaking news New

Parceira da Heineken amplia reciclagem para apoiar 15 mil famílias em Salvador até 2021

Pessoas cadastradas no programa pontuam de acordo com o material reciclável entregue e têm acesso a serviços em troca

O programa de reciclagem SO+MA Vantagens, patrocinado pelo Grupo Heineken em Salvador, anunciou a ampliação da sua operação e revelou que vai passar de duas unidades para 12 até fevereiro de 2021. Com a expansão da iniciativa de sustentabilidade, que contribui para o desenvolvimento social das comunidades e da região, espera atender 15 mil famílias até o final do próximo ano, com mais de 1.330 toneladas de resíduos recebidos – hoje são 2 mil famílias cadastradas no sistema.

O programa da Heineken, liderado pela startup SO+MA e apoiado pela Prefeitura de Salvador, busca ampliar a reciclagem. Para isso, as pessoas cadastradas pontuam de acordo com o material reciclável entregue, como garrafas PET, latas de alumínio, plástico, ferro, papel, papelão, vidro e óleo usado.

Leia também – Preço de cerveja da Colorado se aproxima dos R$ 10 com aumento do desmatamento

Os pontos são cumulativos e podem ser trocados por diversos serviços, como cursos profissionalizantes, exames médicos, alimentação básica e produtos de higiene, oferecidos por mais de 18 parceiros.

“O Grupo Heineken está inovando no investimento em uma iniciativa com cunho social porque entende e acredita na importância deste programa como uma solução não só para os resíduos sólidos da cidade, como também uma contribuição para diminuir a desigualdade social”, explica Ornella Vilardo, gerente de sustentabilidade do grupo.

“É gerando oportunidades e capacitando a população das comunidades que vamos alcançar a transformação social e contribuir para mudar a realidade de Salvador, quarta maior cidade do Brasil e umas das 40 do mundo que fazem parte do Grupo C40, e que estão adotando ações climáticas relevantes para um futuro mais sustentável”, acrescenta Ornella.

Já Claudia Pires, fundadora da SO+MA, explica que a iniciativa visa “estimular novos comportamentos e mostrar que as boas atitudes geram impacto positivo e oportunidades, como se capacitar, por exemplo. E um hábito fundamental que necessitamos criar é o da reciclagem”.

O programa
A ação acumula resultados expressivos ao se considerar as primeiras instalações em 2019, em apenas duas localidades. Foram mais de 155 mil quilos de resíduos que deixaram de ir para aterros, sendo encaminhados corretamente para reciclagem. Além disso, a iniciativa resultou em muitos outros impactos ambientais positivos.

De acordo com os seus responsáveis, 545.567,75 litros de água deixaram de ser contaminados com a entrega de 2.368 litros de óleo; economizou-se 873,67Kwh de energia, o suficiente para abastecer 26.004 famílias por dia, além de 98.406,56 litros de água, quantidade que pode abastecer 6.102 pessoas por um dia; foram preservadas 922 árvores; e houve a redução da emissão de CO2 em 64,75 quilos, compensando a emissão diária de 95.589 pessoas.

Trata-se, ainda, do único programa na cidade de Salvador habilitado para captar material em vidro. Este é, inclusive, um dos resíduos mais recebidos e direcionados para a Indústria Vidreira do Nordeste (IVN), localizada em Estância, no Sergipe.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password