45 lançamentos cervejeiros do Mondial de La Bière Rio | Guia da Cerveja
Últimos destaques Novo

45 lançamentos cervejeiros do Mondial de La Bière Rio

Com mais de 130 cervejarias e de mil rótulos, festival vai até domingo e ocorre nos armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá

Um dos maiores eventos cervejeiros do planeta, o Mondial de La Bière Rio começa nesta quarta-feira. Com mais de 130 cervejarias e de mil rótulos, o festival vai até domingo e ocorre nos armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro. O evento contará, também, com área para outros produtos artesanais, shows musicais e praça de alimentação.

A principal atração, evidentemente, são as incontáveis novidades de cerveja, com variedade para atender todos os gostos. E, para facilitar seu trabalho, o Guia reuniu 45 lançamentos. Aprecie!

Bodebrown
A cervejaria curitibana terá sete lançamentos, sendo seis já revelados, no festival. Dois deles tiveram pré-estreia no Mondial de São Paulo: Brut IPA Sorachi Ace Pinot Noir e Brut IPA Sorachi Ace Sauvignon Blanc, ambas envelhecidas em barricas previamente utilizadas por vinhos.

Outros quatro rótulos inéditos são versões da série Wood Aged (envelhecidas em barricas de madeira): Hair of the Bode Au Carménère (com dois anos de barrica), 4 Blés (quatro anos em barrica), St. Arnould 10 (três anos em barrica) e Brut Ipa El Dorado Sauvignon Blanc. O sétimo será fruto de uma parceria internacional ainda em segredo.

Brassaria Ampolis
Cervejaria fundada para homenagear o lendário Mussum, a Brassaria Ampolis estará no Mondial Rio com seus quatro rótulos de linha – Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis – e duas novidades: o chope Chilli Pepis e a Red Lager, exclusivamente produzidas para o festival.

Leia também: Entrevista – Mussum estaria orgulhoso, apaixonado pela marca

Lagos
Antes dedicada à produção de cervejarias ciganas, a Lagos, de Saquarema (RJ), decidiu lançar sua marca: a Cerveja Enseada. São três rótulos fixos – Premium Lager, Hop Lager e Witbier – e outros seis sazonais – Enseada Sour Mojito, Enseada Sour Tangerina com Manjericão, Enseada Lichtenhainer Melon com Jamon, Enseada Juicy, Enseada Session IPA, Enseada Session IPA com abacaxi.

Matisse
A cervejaria de Niterói vai aproveitar o evento para apresentar cervejas inspiradas em Rembrandt – a Acquaforte, que é uma Belgian Tripel com 12% de teor alcoólico – e em Charles Altamont Doyle, considerado o “avô” de Sherlock Holmes – a Doyle, uma Irish Cream Ale com 4,7% de teor alcoólico.

Noi
A cervejaria de Niterói estará no Mondial com a Selvaggio, uma Wild Ale de fermentação espontânea em barrica de Vinho do Porto com cereja, que tem 12,8% de graduação alcoólica. Além disso, lançará o Selo Noi Lab, que traz as receitas criadas pelo mestre-cervejeiro Guilherme Zanin. Serão três rótulos exclusivos no evento: WTF – What the fuck (Dry Stout), A Noi que o cupuaçu abunda (Catharina Sour) e a Noi Asolo (Brut IPA).

Rota Cervejeira RJ
A associação turística e cervejeira do Rio vai apresentar uma cerveja colaborativa no evento. As associadas reuniram seus cervejeiros para a produção de uma New England Apa, que ganhou o nome de “FlorAPA”.

St. Patrick’s Beer
A marca levará ao Rio duas novidades. São elas: a Irish Car Bomb, uma Imperial Stout com cacau e baunilha, envelhecida em barricas de uísque irlandês, com 12% de graduação alcoólica e 70 IBUs, e a Acid Trip, uma Sour com adição de dez frutas – cajá, caju, graviola, jabuticaba, manga, maracujá, melancia, morango, pitanga e umbu. Ela tem 4% de graduação alcoólica e 5 IBUs.

Sundog
Marca conhecida por seus rótulos lendários e históricos, a Sundog aproveitará o Mondial para lançar quatro novidades. São elas: uma cerveja nativa americana com elementos sagrados das nações Navajo, Sioux e Cherokee (Agave, Sálvia e Peiote); uma cerveja egípcia fermentada com levedura extraída de areia do deserto do Saara e camomila egípcia; uma cerveja suméria inspirada no Hino a Ninkasi, a primeira receita de cerveja documentada pela humanidade, fermentada com levedura de tâmaras da região da antiga Suméria (atual Iraque); e uma cerveja que homenageará as mulheres queimadas como bruxas durante a Inquisição. A “Black Magic” leva 3 ingredientes considerados “mágicos”: a borra de café, a canela e o sal grosso.

Therezópolis
O mestre-cervejeiro da Therezópolis, Tommaso di Martino, criou uma releitura da Therezópolis Diamant, rótulo que, assim, chegará ao Mondial com a acidez dos morangos. A Tripel com morangos recebe uma generosa adição da fruta em sua produção, que confere uma leve acidez, coloração, sabor e aromas únicos à cerveja.

Three Monkeys
A a marca carioca decidiu mergulhar na experiência gastronômica e lançar cervejas do estilo Gose (levemente ácidas e salgadas) que chamam a atenção pela inventividade. Há bebidas com mostarda, ostra, shoyu e curry. A linha completa será composta pela Gazpacho, com tomate e picles de pepino; Al Mare, com ostras, tinta de lula e limão; Honey Dijon, com mostarda e mel; Oriental, com shoyu, wasabi e gengibre; e Thai Curry, com curry, especiarias e leite de coco.

Outra novidade será a reinterpretação da linha Paranoid, composta pela Original Versão 2019, agora com chocolate Quetzal; Paranoid About Popcorn, feita com pipoca doce sabor caramelo e flor de sal; Paranoid About Coconut, dessa vez com coco maçaricado; Paranoid About Vanilla, com chocolate e baunilha; e Paranoid About Maple Syrup & Coffee, agora com maple syrup envelhecido em barril de carvalho e café Tassinari.

Wonderland Brewery
A Wonderland levará ao Mondial três novidades: a Sour Dee, com morango e goiaba, a Sour Dum, com cacau e cupuaçu, e a Tweedles, uma fusão das duas anteriores. Elas têm como inspiração os gêmeos da obra de Lewis Carroll, Tweedledum e Tweedledee. Os rótulos foram produzidos a partir do processo parti-gyle. A Sour Dee e Sour Dum serão oferecidas em chope, enquanto a Tweedles terá lançamento apenas em garrafa.


0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password