Agrária amplia interação e grade de palestras no seu congresso técnico em 2023
A Agrária Malte promoverá mais uma edição do Congresso Técnico Internacional com novidades no seu formato em 2023. Agendado para junho, o evento, em Entre Rios, distrito de Guarapuava (PR), passou por mudanças com o intuito de aumentar as possibilidades de interação entre os participantes e ampliar as opções de palestras, permitindo que o público defina uma jornada que esteja mais de acordo com as demandas da sua cervejaria.
Em 2023, o Congresso Técnico Internacional vai ocorrer entre os dias 19 e 21 de junho, com toda a programação concentrada no Centro de Eventos da Agrária, que possui 11 mil m². O dia seguinte contará com visitas técnicas à estrutura da companhia, assim como vai marcar o início de uma das novidades deste ano, um curso de destilação com especialistas da Agrária e da Lallemand, que irá até 24 de junho.
Leia também – Marcas e fábrica da Santa Catarina são adquiridas por grupo empresarial
Aproveitando a estrutura do seu centro de eventos, a Agrária optou por alterar o formato do Congresso Técnico Internacional, passando a realizar palestras simultâneas. Com duas palestras magnas por dia, uma mesa redonda e dois períodos para palestras simultâneas, os participantes poderão acompanhar 15 conteúdos durante os três dias de realização do evento.
A principal diferença em relação a edições anteriores do Congresso Técnico Internacional está na possibilidade de o cervejeiro definir, entre as três opções de palestras simultâneas, qual assunto prefere acompanhar.
A programação, inclusive, foi definida de acordo com a percepção das principais demandas das cervejarias, envolvendo assuntos importantes para quem atua no dia a dia do setor, como o mercado de cevada e malte, abordagens sobre leveduras e temas técnicos, como estabilidade da espuma cervejeira e diacetil.
“A programação é definida a partir da percepção e análise sobre quais são as principais dores do mercado, obtidas nas conversas com as cervejarias e os parceiros. A partir disso, se elabora os assuntos que vão ser abordados. Em um momento de pressão inflacionária sobre o setor, temas como eficiência e shelf life precisam entrar na pauta. O propósito é contribuir para o desenvolvimento das empresas com a abordagem de conteúdos densos”, explica a Agrária.
A realização do encontro no Centro de Eventos da Agrária também está em consonância com o desejo dos organizadores de ajudarem no aumento da interação entre os participantes, como as cervejarias e os fornecedores, destaca a companhia.
Percebemos que a interação entre as pessoas é fundamental. E decidimos revolucionar isso, fazendo tudo em nosso centro de eventos, com uma área que permite tanto a realização das palestras quanto as interações, com a feira cervejeira que acontece junto ao congresso
Agrária Malte
Assim, além da maior liberdade para a definição dos conteúdos que desejam acompanhar, os participantes contarão com mais espaço para a realização de conversas com parceiros. E o centro de eventos ainda terá uma feira de fornecedores, que tem 17 empresas confirmadas. “O participante escolhe qual trilha quer seguir. Ele entende as necessidades da sua cervejaria e direciona o seu desenvolvimento. O participante ficou gestor da sua programação”, destaca a Agrária.
Os participantes do Congresso Técnico Internacional são convidados por representantes da Agrária. Em 2023, a companhia trabalha com a perspectiva de receber 600 participantes ao encontro, que terá o valor de R$ 150 por pessoa, dando direito ao acompanhamento das palestras, almoço, jantar e show musicais diários, além de traslado de ida e volta entre hotéis em Guarapuava e o Centro de Eventos da Agrária.
Para além da cerveja
Em 2023, além do Congresso Técnico Internacional e da visita às instalações da Agrária, com passagens por Museu Histórico de Entre Rios, Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, maltaria, destilaria e cervejaria experimental da companhia, haverá um curso de destilação de três dias. Promovido em parceria com a Lallemand, o curso pretende reunir cerca de 40 participantes, com uma imersão no assunto.
A sua criação partiu da percepção da Agrária do crescimento do número de cervejarias que se interessam pela produção de outras bebidas alcoólicas. “A destilação é algo que as cervejarias têm investido mais. Então, pensamos que estava na hora de promovermos algo voltado a esse mercado. E nos unimos aos nossos parceiros para fazer o curso voltado às cervejarias com processo mais avançado de trabalho com destilação”, explica.
Confira a programação de palestras da edição de 2023 do Congresso Técnico Internacional da Agrária:
19 de junho (Segunda-feira)
9h20 – Palestra magna – Alexandre Karkle – Mercado de cevada e malte
11h15 – Palestras simultâneas:
Fábio Teleginski – Formas de aumentar eficiência e rendimento no processo produtivo reduzindo custos e mantendo a qualidade
André Trombe – Como melhorar o shelf life de sua cerveja através de técnicas de filtração
Fernanda Bressiani – A influência sensorial no consumo de alimentos e bebidas
14h – Palestras simultâneas
Alexander R. Schwarz – Clean label: A lei de 1516 mais atual do que nunca
Kátia Jorge – Sensorial como ferramenta de qualidade
Rodrigo Toledo – Propriedades técnicas das garrafas, envase adequado, cuidados com a garrafa de vidro
15h – Palestra Magna – Alírio Caldera – Estabilidade de espuma da cerveja, uma revisão técnica
17h – Mesa redonda – Novas perspectivas tecnológicas de malte – Como maltarias tornaram mais fácil o trabalho do cervejeiro
20 de junho(terça-feira)
9h – Palestras simultâneas
Paulo Matias – Tecnologia para recuperação de CO2
Ivan Hartmann – Muito além do malte Pilsen: explorando o potencial dos outros maltes base
Ben Souffriau – Como otimizar ésteres frutados e álcoois superiores afinando os parâmetros fermentativos
10h – Palestra magna – Sylvie Van Zandycke – Leveduras do futuro: Soluções práticas para os cervejeiros
14h – Palestras simultâneas
Alexander Weckl – Humm DMS! É realmente um problema?
Lígia Marcondes – Boas práticas de fabricação e sanitização
Pérsio Volpini – Sabor da cerveja sem culpa: Produção de cervejas low carb, light e sem álcool
15h – Palestra magna – José Antunes – Tudo o que você quis saber sobre diacetil e teve medo de perguntar
17h – Mesa redonda – O que as cervejarias esperam dos profissionais que estão entrando no segmento
21 de junho (quarta-feira)
9h – Palestras simultâneas
Jean Palm – Flakes: Adjunto ou solução?
Teresa Yoshiko – Panorama do lúpulo brasileiro
Alirio Caldera – Maltes especiais com tradição
10h – Palestra magna – Darren Gamache & Stephanie Conn – Amarillo®: Um espectro de sabores
14h – Palestras simultâneas
Marcelo Barga – Kveik like Lager – A era da produção de Lager em temperatura alta
Jéssia Carneiro de Mello – Controle e monitoramento de pragas
José Ivan Vieira de Lima – Por que as cervejarias devem se digitalizar? Quais os benefícios da transformação digital e predição de dados no processo cervejeiro
15h – Palestra magna – Johann Bertazzoni – A arte do amargor elegante: da teoria à aplicação prática
17h – Mesa redonda – Convidado especial – Palestra especial
0 Comentário