16 países se unem para formar bloco latino de artesanais
Últimos destaques Novo

16 países se unem para formar bloco latino de artesanais

bloco
Com vice-presidência da Abracerva, organização surge para propor novas medidas supranacionais de fortalecimento do setor

O movimento cervejeiro na América Latina ganhou uma importante representação para expandir seu mercado nos próximos anos. Após uma reunião realizada no Panamá, 16 associações de cervejarias independentes se reuniram para criar o Bloco Cervejeiro Latino-Americano.

Tanto países com certa tradição no mercado de artesanais, como Argentina, Uruguai, Chile e o próprio Brasil, como outros que começam a desenvolver esse potencial, tal qual Peru, Paraguai e Honduras, compõem o grupo que surge com o intuito de integrar associações e cervejarias latinas independentes.

“Com a aproximação das nações, a ideia é criar estatísticas comuns de mercado, análises mais completas e comparações das realidades tributárias para, assim, propor novas medidas supranacionais de fortalecimento do setor”, detalha a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), representante nacional do bloco.

Presidida por Carlo Lapolli, a Abracerva ficará com a vice-presidência do grupo. Já o Uruguai, com uma cena crescente no mercado de artesanais, estará no comando do novo bloco.

“É essencial conhecermos de perto outras realidades, termos dados mais concretos para podermos pensar em ações para consolidar o movimento das artesanais. Com essa aproximação e o trabalho em conjunto dessas associações, todos têm a ganhar”, comenta Lapolli.

A novidade vem em um momento importante para o setor, quando problemas políticos em alguns países da América Latina pressionam o câmbio e trazem certa pressão para o mercado cervejeiro do continente. A próxima reunião do Bloco Cervejeiro Latino-Americano está marcada para novembro, no Uruguai.

Conheça os 16 países que compõem o grupo: Uruguai, Brasil, Peru, Costa Rica, Argentina, Equador, Panamá, México, Chile, Paraguai, Colômbia, El Salvador, Honduras, Guatemala, República Dominicana e Nicarágua.


0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password