fbpx
breaking news New

Oktoberfest de Blumenau é cancelada e não será realizada pela 1ª vez desde 1984

Cancelado pela Covid-19, evento gera anualmente 6 mil empregos e injeta R$ 240 milhões na economia local

A evolução do surto de Covid-19 no país levou a Prefeitura de Blumenau (SC) a anunciar o cancelamento da edição 2020 da Oktoberfest. A maior festa alemã das Américas é realizada desde 1984 no município. Essa será a primeira vez que o evento não acontecerá.

A Oktoberfest Blumenau deste ano estava marcada inicialmente para o período entre os dias 7 e 25 de outubro. Em maio, a prefeitura havia decidido adiar para o mês de novembro, entre os dias 11 e 29. No entanto, agora foi anunciado o cancelamento da edição 2020 diante da continuidade do surto do coronavírus no Brasil.

Leia também – Alemanha cancela Oktoberfest para evitar propagação do coronavírus

Neste contexto, também foi cancelada a festa de réveillon deste ano em Blumenau. O tom foi de lamento e considerou a importância dos eventos para a cidade e os efeitos na economia local, mas de reconhecimento dos sacrifícios que precisam ser feitos para evitar a propagação da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 23.284 novos casos de coronavírus nesta segunda-feira, com um total de 2.442.375 infecções. O país contabilizou mais 614 mortes em decorrência da Covid-19, atingindo um total de 87.618 falecimentos. Já Blumenau, de acordo com balanço da prefeitura, tem 7.857 casos confirmados e 46 mortes.

“Não é só uma festa”
A Oktoberfest de Blumenau é um festival inspirado na famosa Oktoberfest de Munique, na Alemanha, que também não ocorrerá presencialmente em 2020. Todos os anos, o evento na cidade gera cerca de seis mil empregos diretos e indiretos.

Estima-se, ainda, em torno de 60 setores beneficiados, impactando desde vendedores ambulantes, taxistas e motoristas de aplicativo, até hotéis, bares, restaurantes e comércio em geral. O resultado é a injeção de R$ 240 milhões na economia local. E, no âmbito musical, são mais de 800 artistas que se apresentam e obtêm renda através da festa.

O secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, destacou a importância do evento, mas reconheceu que o cancelamento da Oktoberfest de Blumenau era necessário.

“Não é só uma festa. Ela significa oportunidade de renda para milhares de famílias. Conversamos com empresários que compõem boa parte das suas receitas a partir da Oktoberfest. Então por causa dessas empresas e dessas pessoas, é triste precisar cancelar. No entanto, nós entendemos que é uma decisão necessária para garantir a saúde e segurança das pessoas”, diz Greuel.

Com o cenário provocado pela pandemia, o governo local promete continuar trabalhando em ações para amparar o setor turístico nas medidas preventivas e projetando iniciativas para a retomada do segmento, um dos mais afetados pela crise do coronavírus.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password