fbpx
breaking news New

Escassez de latas pode fazer marcas “sumirem” do mercado dos EUA

Mudança no perfil do consumo aumentou demanda por bebidas em lata e provocou readaptação de grandes cervejarias

Uma das consequências da crise do coronavírus no consumo de cerveja foi a mudança repentina do perfil de embalagem demandado: os grandes volumes vendidos em barris para restaurantes, bares e taphouses foram substituídos pelo crescimento do consumo em casa, aumentando expressivamente a demanda pela bebida em lata. Nos Estados Unidos, essa substituição foi tão drástica que, segundo relatos de analistas do setor, há uma escassez de latas de alumínio no mercado. Por isso, existem marcas correndo risco de desabastecimento.

Leia também – Afetada pela crise, Brewers Association demite mais de um terço dos funcionários

Diversos fabricantes do país já sentem sinais da falta do produto. Segundo reportagem da KITV 4, em resposta à situação, a gigante Molson Coors, a Brooklyn Brewery e a Karl Strauss estão priorizando o envasamento dos estoques de suas cervejas mais tradicionais, deixando as menores de lado. Marcas como Coors Light, Corona, Dos Equis e White Clawn começam a sumir do mercado e, dizem analistas, algumas delas podem ter seus estoques completamente esgotados em breve.

“O suprimento de latas é um grande problema”, afirma Paul Gatza, vice-presidente da Brewers Association (BA), a entidade que representa as cervejarias independentes dos EUA. “Estamos observando tempo de espera mais longos para encomendas de latas, bem como cervejarias menores ficarem sem seus pedidos entregues”.

Entre as grandes empresas, por sua vez, algumas estão chegando a um cenário em que precisam priorizar um número limitado de rótulos da casa. “Qualquer um que envase algum produto em latas de 12 onças (355ml) tem algum grau de dificuldade nessa questão”, aponta Adam Collins, chefe de comunicação da Molson Coors em entrevista à CNN.

Além do aumento de consumo de cerveja em casa ao longo do período de isolamento social, no começo da pandemia houve uma corrida aos supermercados. Em meados de março, era comum ver notícias sobre como parcela relevante da população temia o desabastecimento e estocava todo tipo de bebida. O período também coincidiu com o aumento de popularidade da Hard Seltzer, em geral vendida em latas.

Busca por alternativas
O aumento incomum de demanda nos EUA está fazendo com que empresas passem a importar produto de outros países, como México e Canadá. No entanto, essa não é uma alternativa que possa ser adotada por muito tempo, e fabricantes norte-americanos estão buscando saídas com o aumento da produção, em iniciativas para interromper o cenário de escassez de latas.

A Ball Corporation, maior fabricante de latas dos EUA, por exemplo, planeja a abertura de duas novas fábricas. A Crown Holdings, da Pensilvânia, já havia anunciado em fevereiro a construção de uma nova planta no estado de Kentucky, que deve começar a funcionar no segundo trimestre de 2021.

(Com CNN e Fox News)

1 Comment

  • Robson Oliveira Reply

    9 de janeiro de 2021 at 16:40

    As fabricantes apontam como motivo para a redução na variedade de marcas de cervejas nos mercados, a falta de embalagens suficientes para cumprir a demanda, e com mais pessoas em casa, o consumo de cerveja é maior. Como medida, elas priorizam as marcas que mais vendem, e tiram do mercado, as que têm giro menor. Por isso, alguns tipos, como a Malzbier, não são mais encontradas, já fazem alguns meses.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password