Barreiras socioeconômicas são maior entrave à inclusão de negros na indústria cervejeira
A indústria cervejeira enfrenta desafios significativos quando se trata de inclusão e ascensão de profissionais negros. E a pesquisa “Participação de Pessoas Negras na Indústria,” conduzida pelo Guia da Cerveja e acessível por meio deste link, identificou a disparidade socioeconômica como o principal fator que limita o acesso de profissionais negros a oportunidades no setor.
No estudo, 39% dos respondentes apontaram as barreiras socioeconômicas no acesso à educação e treinamento como o principal obstáculo para os negros adentrarem o segmento. A dificuldade em obter oportunidades educacionais e treinamentos especializados cria um ciclo que impede a inclusão de pessoas negras na indústria cervejeira.
Assim, quase 4 em cada 10 participantes da pesquisa perceberam a necessidade de medidas para democratizar o acesso ao conhecimento cervejeiro. Esse índice é ainda maior, atingindo 50%, entre as pequenas cervejarias que responderam ao questionamento.
Outro desafio significativo apontado é a escassez de oportunidades de desenvolvimento profissional, mencionada por 20% dos entrevistados, com uma concentração de 31% no Nordeste do país.
Vieses inconscientes no momento da contratação também emergiram como um desafio para a participação de pessoas negras na indústria cervejeira para 8% dos participantes, com índices de 15% no Nordeste e 14% no Sul.
Essa foi também a resposta de 17% das nanocervejarias e 11% das pequenas cervejarias. Esses números indicam a urgência de conscientização e treinamento para combater preconceitos e estereótipos enraizados que afetam a equidade nas contratações.
A ausência de políticas de diversidade e inclusão foi mencionada por 8% dos entrevistados, alcançando índice de 10% nas nanocervejarias. A falta de iniciativas específicas para promover ambientes inclusivos e diversificados é um aspecto crítico que a indústria cervejeira como um todo precisa abordar.
Além disso, 15% dos participantes afirmaram não considerar a inclusão e ascensão de negros na indústria cervejeira como um desafio. Essa resposta destaca a necessidade de conscientização e diálogo contínuo sobre as questões de inclusão.
Sobre a pesquisa
A pesquisa “Participação de Pessoas Negras na Indústria da Cerveja” é um estudo quantitativo conduzido por meio de questionário online, com respostas coletadas em setembro de 2023, envolvendo a participação de 129 proprietários ou administradores de cervejarias nas cinco regiões do Brasil.
0 Comentário