fbpx

Só 34% das cervejarias acreditam que diversidade pode trazer impactos às receitas

Embora a diversidade étnica seja uma importante pauta da agenda ESG, apenas 34% das cervejarias brasileiras acreditam que ela possa trazer benefícios e causar impactos positivos nas receitas das indústrias e do setor. O dado está presente na pesquisa Participação de Pessoas Negras na Indústria Cervejeira, realizada pelo Guia da Cerveja e disponível neste link.

O levantamento também indica que 26% das cervejarias têm uma visão oposta, não acreditando que a ampliação do espectro étnico possa trazer benefícios para a indústria cervejeira.

Adicionalmente, 40% das cervejarias participantes da pesquisa expressam a crença de que a diversidade pode trazer benefícios, mas revelam incerteza quanto ao impacto financeiro desta medida.

Exceto pelo Nordeste, o índice de cervejarias que acreditam haver impacto se mantém constante nas diferentes regiões do Brasil, variando entre 30% e 39%.

Este patamar se repete também na incerteza sobre os efeitos da diversidade entre as nano e microcervejarias, com taxas de 35% e 31%, respectivamente.

E a situação é mais desafiadora entre as pequenas cervejarias artesanais, com apenas 25% acreditando que a diversidade étnica pode trazer benefícios e impactar positivamente as receitas.

Necessidade de representatividade
A dificuldade de compreensão da importância da diversidade étnica entre as pequenas cervejarias se repete quando questionadas sobre a necessidade de tornar a indústria mais representativa e inclusiva para pessoas negras.

Nesse contexto, 42% das pequenas cervejarias consideram essencial promover a inclusão e a diversidade, um percentual inferior aos 61% do universo cervejeiro como um todo, dos 48% das microcervejarias e dos 71% das nanocervejarias, que, por seu perfil, enfrentam mais limitações para adotar essas práticas. Além disso, entre as regiões brasileiras, o índice de cervejarias que avaliam ser essencial a adoção de práticas inclusivas cai para 50% no Sul e no Centro-Oeste.

A pesquisa também destaca que 23% das cervejarias não consideram o tema relevante, enquanto 16% não sabem como implementar ações para tornar a indústria cervejeira mais representativa e inclusiva.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password