fbpx
breaking news New

Alta do preço da cerveja nos bares e no varejo supera inflação em novembro

11º mês do ano ampliou tendência de que cerveja tenha variação do preço acima do IPCA em 2023

A cerveja, tanto a comercializada no varejo como a vendida nos bares e restaurantes, teve inflação acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em novembro, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE.

A cerveja no domicílio, geralmente adquirida no varejo, fechou o mês passado com uma alta de 0,49% nos preços, enquanto a bebida fora do domicílio, vendida nos bares e restaurantes, teve um aumento de 0,54% no mesmo período. Já o IPCA, a inflação oficial do Brasil, foi de 0,28% em novembro.

Leia também – Entrevista: Veja potenciais e desafios para exportação da cerveja brasileira

A maior contribuição para a alta do preço da cerveja no varejo veio de Salvador, com inflação de 2,88%, tendo a deflação de 1,82% em Porto Alegre como contraponto. Já Belo Horizonte liderou a inflação da cerveja nos bares, com alta de 1,21%.

De janeiro até novembro deste ano, a cerveja no varejo registra inflação de 5,15%, com o índice ficando em 6,58% nos últimos 12 meses. Por sua vez, a cerveja vendida nos bares e restaurantes soma um aumento de 5,14% no ano, com a inflação acumulada dos últimos 12 meses sendo de 5,72%.

Publicidade

O mês de novembro também ficou caracterizado pela forte deflação de outras bebidas alcoólicas no domicílio, com queda de 3,11% nos preços. O produto, porém, ainda acumula expressiva alta, tanto em 2023, ficando em 11,48%, como nos últimos 12 meses, sendo de 12,10%.

Fora do domicílio, as outras bebidas alcoólicas tiveram um aumento médio de 0,43% em novembro. No ano, o salto é de 6,14%. Já nos últimos 12 meses fica em 5,40%.

Alimentos e bebidas aceleram inflação
A inflação oficial brasileira não só ficou abaixo da alta dos preços da cerveja em novembro, como também tem variação menor nos dois cenários observados: a alta é de 4,04% em 2023 e de 4,68% nos últimos 12 meses.

Além disso, o grupo no qual a cerveja está incluída, o de alimentos e bebidas, liderou a inflação em novembro. Ficou, assim, entre 6 dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados que tiveram alta em novembro, tendo a maior variação entre todos eles, de 0,63%, e o maior impacto sobre o IPCA, de 0,13%.

“As temperaturas mais altas e o maior volume de chuvas em diversas regiões do país são fatores que influenciam a colheita de alimentos, principalmente os mais sensíveis ao clima, como é o caso dos tubérculos, dos legumes e das hortaliças” explica o gerente da pesquisa, André Almeida. 

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password