fbpx
breaking news New

Dia da cerveja alemã é ofuscado por alta nos preços

Reinheitsgebot dia da cerveja alemã
Às vésperas da comemoração do dia da cerveja alemã, departamento de estatísticas do país revela que a cerveja ficou mais cara no último ano

Hoje é dia de festa para os cervejeiros que comemoram o dia da cerveja alemã. Trata-se de uma referência à data em que foi assinada a Reinheitsgebot, nome alemão para a lei da pureza da cerveja, de 1516. Em 2019, no entanto, um dado preocupante põe um pouco de água no chope dessa festa: a cerveja está ficando mais cara na Alemanha.

Considerada a mais antiga legislação sobre alimentos ainda em vigor no mundo, a lei da pureza foi assinada pelo duque Guilherme IV, da Bavária, no dia 23 de abril de 1516. Ela prevê que o cervejeiro use apenas água, cevada e lúpulo na produção. As motivações, consequências e pertinência da Reinheitsgebot são discutidas até hoje. Hoje, as comemorações, óbvia e simplesmente, incluem brindar com boa cerveja.

Dados do departamento nacional de estatística mostram que o preço da cerveja subiu além da inflação em 2018. Se o índice geral no país ficou em 1,9%, para o item cervejas o aumento foi de 3,5%. Os estilos populares, como Pilsen, Lager e as escuras, foram as mais atingidas, com alta de 3,8%. Do outro lado, estilos menos requisitados, como Altbier, tiveram altas mais modestas, de 1,9%.

Mas, por enquanto, o aumento não foi suficiente para frear a sede dos alemães. Em 2018, as cervejarias do país produziram 8,7 bilhões de litros, um volume 2,2% maior do que no ano anterior. Muito dessa alta é creditada à Copa do Mundo de futebol, que aconteceu durante um mês todo do ameno verão alemão e se revelou um período de consumo massivo.

O número de cervejarias também continuou a crescer. Em 2018, 39 foram abertas, e o total chega agora a 1539. O estado da Bavária, ao sul do país, é o estado com mais cervejarias – 654, responsável por 42% da produção nacional.

Com 206 cervejarias e 0,6 bilhões de litros produzidos, o estado de Baden-Württemberg é o segundo em número de cervejarias, mas não em produção. O estado da Renânia do Norte-Vestfália é o segundo maior produtor, com 2 bilhões de litros produzidos por 155 cervejarias.

Publicidade

A maior parte da cerveja feita na Alemanha é consumida dentro do próprio país. Nesse ano, as exportações cresceram 0,1%. Dentre os países que compram cerveja alemã, a Itália aparece como o maior deles, seguida de China e Holanda.

Veja também:

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password