fbpx
breaking news New

Fabricação de bebidas alcoólicas cai 10,7% e recua pelo sexto mês consecutivo

Com nova queda, produção da indústria de bebidas alcoólicas avançou apenas 0,5% de janeiro a novembro de 2021 no Brasil

O freio na fabricação de bebidas alcoólicas atingiu um semestre completo. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE em sua Pesquisa Industrial Mensal (PIM), a produção recuou 10,7% em novembro em comparação ao mesmo mês de 2020. Foi, assim, o sexto mês consecutivo de retração da atividade, em sequência iniciada em junho.  

Após um cenário de recuperação da fabricação de bebidas alcoólicas durante quase toda a primeira metade de 2021, os sucessivos recuos deixam a atividade praticamente estagnada no ano recém-encerrado, com um avanço de apenas 0,5% de janeiro a novembro. E a expansão fica em 0,6% no acumulado dos últimos 12 meses.

Leia também – Com 2º semestre positivo, bares iniciam recuperação com atenção à gestão

Já a retração da fabricação de bebidas ficou em 2,2% no mês de novembro, levando em conta o ajuste sazonal. Assim, se insere em um contexto mais amplo, de recuo da indústria no Brasil, também o influenciando. A produção caiu 0,2% em novembro na comparação com outubro, considerando o ajuste sazonal, na sexta queda consecutiva do indicador.

E o tombo foi ainda maior, de 4,4%, em relação ao mesmo mês de 2020, o que também tem relação direta com o recuo de 12,3% na fabricação de bebidas com a utilização da mesma referência. Ainda assim, a indústria nacional acumula expansão de 4,7% em 2021 e de 5,0% nos últimos 12 meses.

“Quando olhamos para o ano anterior, os resultados ao longo de 2021 são quase sempre positivos, pois a base de comparação é baixa, já que no início da pandemia a indústria chegou a interromper suas atividades, com o ano de 2020 fechando com um recuo de 4,5%. Porém, analisando mês a mês, observamos que, das 11 informações de 2021, nove foram negativas. Ou seja, o setor industrial ainda sente muitas dificuldades, se encontrando atualmente 4,3% abaixo do patamar de produção em que estava em fevereiro de 2020”, explica o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo.

O expressivo recuo da produção de bebidas em novembro a deixa com expansão de 0,7% em 2021 e de 0,9% nos últimos 12 meses do levantamento do instituto. Já a fabricação de bebidas não alcoólicas retraiu 13,9% em novembro. Agora, então, acumula avanço de 1,0% de janeiro a novembro de 2021 e de 1,3% no acumulado de 12 meses.

1 Comment

  • Carlos Reply

    12 de janeiro de 2022 at 10:32

    Muitos percentuais nenhum número absoluto.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password