fbpx
breaking news New

Giba Tarantino assume presidência da Abracerva com foco no acesso à educação

Fundador da Cervejaria Tarantino já fazia parte da gestão e comandará associação até outubro

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) inicia 2022 sob nova presidência. Em decisão tomada pela gestão em dezembro, Gilberto Tarantino assumiu o comando da entidade. E atuará com foco em levar informação e educação aos associados e ao mercado cervejeiro.

Proprietário da Cervejaria Tarantino, Giba já fazia parte da gestão da Abracerva e substitui Ugo Todde, que permanece na diretoria da associação, embora não mais como presidente. Uma troca que faz a entidade representante das cervejarias artesanais no Brasil ter o seu quarto presidente em menos de um ano e meio.

Leia também – Balcão do Advogado: Para sua cervejaria não sofrer pênalti em 2022

As mudanças começaram em setembro de 2020, com a renúncia de Carlo Lapolli, o que provocou a realização de eleições, vencidas pela chapa que administra atualmente a Abracerva e definiu, na época, Nadhine França como sua presidente. Em julho de 2021, ela renunciou ao cargo com a intenção de se mudar ao exterior para estudar e trabalhar, sendo sucedida por Todde, então secretário da associação.

Recentemente, o proprietário da Cervejaria Dümf deixou a presidência da Abracerva, com o cargo sendo assumido por Tarantino de modo consensual. Ele ficará à frente da gestão da associação até outubro, quando se encerra o mandato da diretoria. Até lá, pretende unir o segmento, além de promover acesso à educação aos envolvidos no setor, que passa por um período difícil, em função dos efeitos da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

“Espero chamar a atenção dos associados e não associados de que temos um mercado importante, que precisa se unir e se educar. É a base para conseguir pleitos relevantes, como redução da carga tributária e a desburocratização. Isso é fundamental para o crescimento do segmento”, afirma Tarantino, à reportagem do Guia.

Publicidade

Para isso, a Abracerva prepara um calendário de atividades, com a realização de palestras online, o que incluirá a participação de figuras de peso internacional. A programação, inclusive, deverá ser anunciada nos próximos dias, com as apresentações se iniciando ainda em janeiro. A associação também buscará fechar acordos com grandes marcas do setor e sonha, caso seja viável, com a realização de eventos presenciais ainda em 2022.

Com experiência internacional em sua carreira, Tarantino revela que vai se inspirar em exemplos de fora do Brasil à frente da Abracerva. E o principal deverá ser a Brewers Association (BA, na sigla em inglês), entidade que representa as cervejarias artesanais e independentes dos Estados Unidos, contando com, aproximadamente, 5.400 filiados.

“Vi como eles cresceram, como são unidos, incluindo a atuação no congresso americano, com lobby para a redução de impostos. Temos que correr atrás de alguns exemplos. E esse é o mais relevante. Existe um canal aberto, eles têm interesse em colaborar. A gente tem que aprender com eles e adequar a nossa realidade”, diz.

Além disso, na carta em que anunciou aos associados a mudança na presidência da Abracerva, Tarantino destaca a necessidade de união dentro do segmento de cervejas artesanais. “Os dois últimos anos foram muito difíceis para nosso segmento e a união de todos é muito importante para os próximos desafios. Sempre tentei me unir e aprender com pessoas apaixonadas e profissionais para formar um bom time e agora peço sua atenção e uma chance para juntos agitarmos a Abracerva pelo bem do mercado e pelo bem de cada empresa ligada a cultura e negócios cervejeiros”, escreve.

Quem é?
Agora também presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino é paulistano e estudou Comunicação Social na FIAM. Atuou com comércio exterior como representante e importador de peças e partes de turbinas da GE por 16 anos, também tendo trabalhado como importador e lojista da marca de relógios Swatch.

Desde 2009 atua no mercado de cervejas artesanais no Brasil como importador de marcas americanas e europeias como Flying Dog, Rogue, Anderson Valley, Founders, Brewdog, Mikkeller e Faxe. Foram mais de 300 contêineres trazidos ao país até 2017, quando iniciou a construção da Cervejaria Tarantino, fundada em 2018 e localizada no bairro do Limão, na zona norte da cidade de São Paulo.

1 Comment

  • Luiz Guerreiro Reply

    8 de janeiro de 2022 at 09:52

    Espero que ela consiga realizar esses eventos. A educação é um dos caminhos para um futuro propero e uma das maneiras de conseguir união entre os produtores.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password