Com chapa única, Giba Tarantino é reeleito presidente da Abracerva
Depois de ter assumido a presidência da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) em janeiro, quando substituiu Ugo Todde, Gilberto Tarantino foi oficialmente reeleito para o biênio 2023-2024, nesta segunda-feira (7), na assembleia geral da entidade.
Sem oposição, o sócio-proprietário da Cervejaria Tarantino foi aclamado presidente-executivo para um novo mandato. O prazo para apresentação de chapas interessadas em participar das eleições se encerrou em 31 de agosto. E apenas um grupo se inscreveu para participar.
Em sua gestão inicial, Gilberto Tarantino assumiu a Abracerva com o foco em levar informação e educação aos associados e ao mercado cervejeiro. Para isso, promoveu um calendário de eventos, sendo alguns deles com a presença de figuras de relevância internacional, como Bob Pease, presidente da Brewers Association, a associação das cervejarias artesanais e independentes dos Estados Unidos, e de Greg Koch, fundador da icônica cervejaria norte-americana Stone Brewing.
Leia também – Indústria da cerveja quer crescimento da renda sob Lula para impulsionar setor
Neste período, a Abracerva também acertou uma parceria com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), que representa a Ambev e o Grupo Heineken no país. No início de julho, as entidades assinaram um termo de cooperação em prol dos principais temas de interesse da indústria do setor, como o aprimoramento da qualidade da fabricação, a educação e a cultura cervejeira, a livre concorrência, a sustentabilidade e o consumo responsável. Também junto com o Sindicerv, a entidade realizou o congresso Cerveja é Gastronomia.
Além disso, a Abracerva tem se envolvido em ações que visam fortalecer o setor das artesanais. Isso ficou claro, por exemplo, com o apoio dado ao Projeto Manipueira, lançado com a adesão de 37 marcas no fim de setembro e que hoje conta com mais de 50 cervejarias.
A Abracerva também assegurou a presença de um estande na Brasil Brau, graças à ajuda recebida dos seus associados, e ainda promoveu iniciativas como a série de lives Roda Fermentativa, que contou com especialistas brasileiros e internacionais, organizou webinars sobre rotulagem e legislação, além de cursos sobre tributação e off flavors.
Continuidade após mudanças na presidência
A reeleição de Gilberto Tarantino também significa uma nova fase de continuidade na Abracerva depois de várias mudanças. Após decisão tomada pela gestão anterior, em dezembro de 2021, ele assumiu o cargo em janeiro como quarto presidente em menos de um ano e meio.
As mudanças começaram em setembro de 2020, com a renúncia de Carlo Lapolli, o que provocou a realização de eleições e definiu Nadhine França como presidente. Em julho de 2021, ela renunciou com a intenção de morar no exterior, para estudar e trabalhar, sendo sucedida por Ugo Todde, à época o secretário da associação, que no final do ano passado deixaria o posto de presidente, assumido pouco depois por Tarantino de modo consensual.
Todde, inclusive, integra a chapa formada para essa última eleição da Abracerva. Ele é um dos conselheiros titulares da gestão 2022-2024 de Giba Tarantino, ao lado de Marcello Paixão, Carolina Starrett e Bia Amorim. Essa última é uma das pessoas que passaram a integrar a chapa ao lado de Patrick Bannwart e Priscilla Colares, ambos conselheiros suplentes e que também não faziam parte da composição anterior do grupo. Debora Lahnen, Leandro Sequelle e André Lopes são os outros membros desta suplência. Completam a chapa quatro conselheiros fiscais: os titulares Jayro Pinto Neto, Gabriela Flemming e Elizabeth Bronzeri e o suplente Rodolpho Tinini.
Melhor tributação é prioridade
Para o novo período à frente da Abracerva, Giba ressaltou a necessidade de uma tributação mais justa para o setor das artesanais. Ao ser reeleito, ele destacou que a entidade segue lutando no Congresso Nacional para a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21, que atualiza a tabela do Simples Nacional e aumenta o teto de enquadramento dos Microempresários Individuais (MEIs).
Ele também promete continuar realizando e participando de eventos que promovam o mercado das artesanais e a cultura cervejeira, qualifiquem os profissionais do setor e ajudem a defender os interesses do segmento.
A tributação é um entrave fundamental para o crescimento do segmento da cerveja artesanal, incluindo não apenas as cervejarias, mas também profissionais como sommeliers, consultores, bares e empórios
Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva
Conheça a chapa da gestão 2022-2024 da Abracerva:
Gilberto Tarantino – Conselheiro – Presidente-executivo
Marcello Paixão – Conselheiro
Carolina Starrett – Conselheira
Ugo Todde – Conselheiro
Bia Amorim – Conselheira
Patrick Bannwart – Conselheiro (Suplente)
Debora Lahnen – Conselheira (Suplente)
Priscilla Colares – Conselheira (Suplente)
Leandro Sequelle – Conselheiro (Suplente)
André Lopes – Conselheiro (Suplente)
Jayro Pinto Neto – Conselho Fiscal
Gabriela Flemming – Conselho Fiscal
Elizabeth Bronzeri – Conselho Fiscal
Rodolpho Tinini – Conselho Fiscal (suplente)
0 Comentário