fbpx
breaking news New

Abracerva firma acordo com Sindicerv e foca na educação em busca de novo caminho

abracerva sindicerv
Com Giba Tarantino como presidente, associação tem oferecido acesso ao conhecimento em eventos no ecossistema cervejeiro

A Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) deu um passo duplo para se aproximar de entidades representativas do setor e oferecer educação e conhecimento ao ecossistema ao firmar um termo de compromisso com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e promover um congresso nos últimos dias em São Paulo.

Na semana passada, ao mesmo tempo em que realizou o Cerveja é Gastronomia, na Universidade Anhembi Morumbi, em parceria com o Sindicerv, a associação assinou um termo de cooperação com a entidade que representa a Ambev e o Grupo Heineken no Brasil.

O acordo sinaliza mais um passo em um novo caminho traçado pela Abracerva, que passou por várias mudanças na presidência desde a metade de 2020, sendo comandada, hoje, por Gilberto Tarantino, o Giba, proprietário da cervejaria que leva o seu sobrenome, em São Paulo.

Leia também – Após duas altas, fabricação de alcoólicas cai 1,7% e deixa de seguir ritmo da indústria

Esse novo enfoque, aliás, já havia sido antecipado no começo deste ano ao Guia, quando Giba assumiu o comando da associação que estava, naquela época, sob a liderança de Ugo Todde. Logo que chegou à presidência da entidade, o proprietário da Tarantino destacou que buscaria levar informação e educação aos associados e ao mercado cervejeiro.

Entidades unem forças
O acordo entre a Abracerva e o Sindicerv prevê a parceria e cooperação entre as entidades em prol dos principais temas de interesse da indústria da cerveja, como o aprimoramento da qualidade na fabricação, a educação e cultura cervejeira, a livre concorrência, a sustentabilidade e o consumo responsável.

O presidente do Sindicerv, Mauro Homem, avalia que a aproximação com Abracerva é um primeiro passo para a construção de uma agenda coletiva, em busca do atendimento das demandas do setor. “Podemos trabalhar juntos em muitas questões, da realização de eventos como esse até pautas voltadas à legislação e tributos”, diz.

Publicidade

Giba destaca que o primeiro fruto dessa parceria já foi colhido: a realização do Cerveja é Gastronomia. “Como primeira realização conjunta das entidades, o evento já atendeu aos principais pilares de cooperação, mostrando o quanto essa aproximação pode ser positiva para o setor”, enfatiza.

Com um calendário cheio de atividades, tendo o Cerveja é Gastronomia com seu ápice, a associação tem apresentado uma pauta focada na informação e na educação do setor. Em janeiro, por exemplo, o presidente e diretor executivo da Brewers Association, Bob Pease, realizou uma palestra aberta aos associados da Abracerva e demais profissionais do mercado cervejeiro. No encontro, contou sobre a sua experiência à frente da associação das cervejarias artesanais e independentes dos Estados Unidos.

Já na semana passada, o Cerveja é Gastronomia reuniu importantes nomes dos setores cervejeiro, gastronômico e turístico, dentre outros, promovendo ricas discussões com o intuito de desenvolver e posicionar a cerveja no universo da gastronomia brasileira.

Trilha do tempo
Desde outubro de 2020, quando a Abracerva passou por um processo de eleição iniciado fora do planejamento após a renúncia de Carlo Lapolli, a entidade teve seguidas mudanças de liderança em um ano e meio.

Tudo começou com Lapolli deixando a presidência em setembro de 2020, como consequência da divulgação de mensagens de teor preconceituoso escritas por ele em um grupo de WhatsApp. Além dele, renunciaram todos os demais membros da sua diretoria.

Um mês depois, após a nova eleição, a sommelière Nadhine França assumiu a presidência executiva e começou a articular as primeiras iniciativas dos seus dois anos de mandato. Na época, as prioridades da associação eram concluir o processo de implementação do código de ética da entidade e ampliar o diálogo e as conversas com os associados.

Mas, em julho de 2021, a entidade comunicou que Nadhine França iria “viver um novo momento profissional e pessoal em outro país” e seria sucedida por Ugo Todde, que já vinha atuando como conselheiro. A liderança de Todde só durou até o fim daquele ano e, no começo de 2022, Giba assumiu o comando da Abracerva.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password