fbpx
breaking news New

Heineken admite surpresa com 0.0 e mira ‘ressignificar’ cerveja sem álcool no Brasil

Companhia acredita que a pouca relevância do segmento de cervejas sem álcool no Brasil lhe dá a chance de ter um grande crescimento

Lançada em julho no Brasil, a Heineken 0.0 tem planos grandiosos que coincidem com o seu sucesso inicial no mercado interno. Com a recepção positiva do público, a multinacional trabalha com foco em levar o seu rótulo para as regiões Norte e Nordeste e tem um objetivo ainda mais amplo: modificar e ressignificar o segmento de cervejas sem álcool no país.

Leia também – Heineken tem queda no lucro e fará cortes, mas mantém crescimento no Brasil

Inclusive, com a 0.0, a Heineken acredita estar nos passos iniciais de um processo que viveu há alguns anos no país. Afinal, foi protagonista do crescimento do consumo de cervejas puro malte no Brasil. Agora, então, espera liderar a consolidação e o crescimento do consumo de cervejas sem álcool.

“Estamos ressignificando esse segmento no Brasil, assim como fizemos como o segmento puro malte. Com o sucesso da Heineken 0.0, mostramos que o consumidor tem olhado para o consumo equilibrado, sem deixar de lado o gosto pela cerveja de qualidade”, analisa Mauro Homem, diretor de comunicação corporativa do Grupo Heineken no Brasil, em entrevista exclusiva ao Guia.

A própria Heineken admite que os números iniciais da venda de sua 0.0 até causaram alguma surpresa. Mas avalia que isso também se deu pela qualidade da cerveja sem álcool ofertada ao público, que foi produzida na fábrica do grupo em Ponta Grossa (PR) com a mesma levedura usada no rótulo original.

“Os resultados do lançamento nos surpreendem, e mostram que o mercado responde à necessidade de um produto acompanhado de credenciais de qualidade nesse segmento. Assim como na Heineken regular, os mestres cervejeiros aplicaram sua experiência para fabricar a melhor cerveja não alcoólica do mercado usando apenas ingredientes naturais”, diz Mauro.

Na avaliação do diretor de comunicação corporativa do grupo, a Heineken 0.0 está inserida em um contexto mais amplo, de crescimento e ampliação do mercado para as cervejas sem álcool nos setores de bebidas e consumo. “A Heineken 0.0 faz parte de uma nova categoria em ascensão, e irá se destacar dentro do segmento de bebidas sem álcool para adultos, assim como tem acontecido em outros países.”

Por outro lado, Mauro ainda vê o mercado brasileiro como incipiente para esse tipo de produto – a própria Heineken só lançou a sua cerveja sem álcool no país três anos após a sua criação. Mas isso é apontado como algo positivo pela marca, pois lhe dá a possibilidade de rápida expansão. “O mercado de cerveja zero no Brasil ainda é irrelevante para um contexto global, o que significa que temos uma grande oportunidade de crescimento.”

Novos mercados
Comercializada primeiro em São Paulo, onde foi lançada na segunda semana de julho, a Heineken 0.0 foi chegando progressivamente aos estados brasileiros, tendo se expandido em agosto para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Agora, então, pretende alcançar o restante do país. Um passo decisivo, evidentemente, para a consolidação do segmento de cervejas sem álcool, como avalia o executivo da Heineken.

O nosso plano é que a Heineken 0.0 em breve possa estar em todo Brasil, alcançando nas regiões Norte e Nordeste o mesmo sucesso que estamos observando no restante do país

– Mauro Homem, diretor de comunicação corporativa do Grupo Heineken no Brasil

Até pelas vendas surpreendentes, a Heineken terá de aumentar a produção da 0.0 nas próximas semanas, em uma ação para atender a demanda crescente pelo rótulo. Mas, em suas palavras, busca encarar o cenário com naturalidade, pois a cervejaria já tem atuado na ampliação das suas operações.

“Podemos dizer que nosso plano no Brasil não é imediatista. Estamos investindo em ampliação e modernização a todo momento e acreditamos muito no potencial de crescimento do mercado brasileiro”, comenta Mauro.

Assim, a marca acredita que o lançamento do rótulo foi uma ação acertada por atender a tendências de novas gerações, preocupadas em ter um consumo mais equilibrado. E conseguiu explorar ocasiões de consumo diferentes das tradicionalmente associadas ao mercado cervejeiro, como o momento após a prática de esportes, o trabalho e o almoço.

“Acreditamos que a Heineken 0.0 é uma nova forma de estarmos ainda mais próximos dos consumidores, já que possibilita o consumo de uma cerveja de qualidade em momentos em que antes não era possível”, conclui Mauro.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password