fbpx
breaking news New

Carlsberg adquire cervejaria fundada em 1436 e marco da Alemanha Oriental

Wernesgrüner foi uma das primeiras cervejarias a ter distribuição nacional na Alemanha, tendo sido estatizada após a Segunda Guerra

O grupo Carlsberg firmou um acordo para adquirir uma das cervejarias mais antigas do mundo, a Wernesgrüner Brauerei. A marca, que leva o nome de uma vila na região da Saxônia, na Alemanha, foi fundada em 1436 e fazia parte do Bitburger Braugruppe, que agora selou um acordo de venda com o conglomerado dinamarquês.

A Wernesgrüner foi uma das primeiras cervejarias a ter distribuição nacional no país, sendo estatizada após a Segunda Guerra Mundial. Além disso, era uma das marcas servidas nos eventos oficiais da antiga Alemanha Oriental. Posteriormente, após a queda da Cortina de Ferro e a reunificação do país, passou por diferentes mãos até ser adquirida pelo grupo cervejeiro Bitburger em 2002.

Leia também – Acordo entre Carlsberg e Marston’s pode sufocar independentes na Inglaterra

Em sua trajetória, a Wernesgrüner passou por altos e baixos. A sua Pilsen chegou a ter status de rótulo cult, até pela escassez dos tempos socialistas. Mas, ainda que nunca tenha perdido a condição de marca premium, viu sua presença no mercado retrair. No ano passado, foram vendidos 500 mil hectolitros pela cervejaria. E ela teve receita de 31 milhões de euros (aproximadamente R$ 205 milhões).

Publicidade

Agora, então, a Wernesgrüner foi adquirida pela Carlsberg, um dos maiores grupos cervejeiros do mundo. “A aquisição da Cervejaria Wernesgrüner fortalecerá nossa posição em regiões centrais do norte e leste da Alemanha. Teremos de oferecer um portfólio mais forte aos nossos clientes, e a aquisição trará benefícios consideráveis ​​tanto na produção quanto na logística”, afirma Cees ’t Hart, CEO do grupo Carlsberg.

A conclusão da transação está prevista para 1º de janeiro de 2021, dependendo do aval dos órgãos reguladores da Alemanha. E, de acordo com comunicado divulgado pelo Bitburger, a promessa da Carlsberg de não só assumir a operação da fábrica, mas também de investir no crescimento da marca, pesou para que a proposta de aquisição fosse aceita.

“Estamos satisfeitos por termos encontrado um parceiro na Carlsberg da Alemanha, que não só deseja assumir a fábrica em Wernesgrün, mas também pretende expandir sua capacidade a longo prazo e de forma sustentável”, destaca Axel Dahm, porta-voz do grupo Bitburger.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password