fbpx
breaking news New

Implicantes volta às raízes e concentra produção em cervejas de tom castanho

Brown Pilsner é uma das novidades apresentadas na nova fase da cervejaria do Rio Grande do Sul

Criada em 2018, a cervejaria Implicantes decidiu relembrar o seu começo para definir o futuro da sua produção. A marca de Porto Alegre optou por, nesse momento da sua trajetória, focar as suas criações em cervejas de coloração castanho, algo que marcou o começo da atuação dos irmãos Diego e Daniel Dias e agora recebe o nome de Impli Browns.

“O que motivou foi a ideia do início da Implicantes, desde o nascimento, nas panelas caseiras. Sempre nos encantou cervejas com essa coloração e após estarmos produzindo como ciganos, vimos essa oportunidade de retomar nossa proposta inicial”, explica Diego Dias, sócio-fundador da Implicantes.

Leia também – NewAge aposta em vendas online e consumo em casa para crescer 15% em 2023

Ainda como caseiros, ele e o irmão focavam na fabricação de Brown Ales em seus primeiros passos como cervejeiros. Foi, também, uma Brown Ale a primeira produção da Implicantes de modo industrial, a Abolicionista, que trazia em seu rótulo a imagem de Luiz Gama.

Se autointitulando a primeira cervejaria negra do mercado nacional, a Implicantes, então, vai se concentrar na fabricação de estilos de cor castanho claro e escuro. Não é uma ação inédita entre as artesanais, que tem o caso da Avós, com a aposta nas Lagers, como um dos exemplos mais emblemáticos de atuação focada em alguns estilos ou tonalidades específicas de cerveja.

Embora vá concentrar a sua produção, a partir de agora, em cervejas de estilos que tenham o castanho como cor, a Implicantes não acredita que isso irá limitar a inventividade e as opções oferecidas ao público. Ao contrário, como explica Diego, a ideia é ofertar ainda mais rótulos, ainda que em edições limitadas.

“A proposta é abranger tanto nosso portfólio como nossos rótulos. Temos maior liberdade artística de produzir peças gráficas diferentes assim como receitas que vão ter uma rotatividade frequente a cada nova produção”, diz Diego.

A ideia, sempre com cervejas de coloração castanho claro/escuro, é explorar estilos clássicos e modernos, com Brown Ale, Belgian Dark Strong Ale e Weizenbock. “Queremos trazer uma nova visão da cerveja com esta coloração, mostrando que os seus sabores e possibilidades vão muito além da cerveja que remete ao café“, acrescenta o sócio-fundador da Implicantes.

Os primeiros lançamentos
Nesses primeiros passos desse foco concentrado nas cervejas de tom castanho, a Implicantes fez dois lançamentos: uma Brown Pilsner e uma Brown IPA, a Basketbrown, que faz referência aos jogos de videogame dos anos 1990. A marca gaúcha, aliás, sem deixar de lado a postura combativa que marca a sua trajetória, também optou por adotar um tom mais cômico na divulgação das novidades, em vídeos publicados no seu canal no YouTube.

“É uma cerveja equilibrada, com aroma cítrico, sabor maltado e amargor na medida, assim como uma bela IPA pede. Basketbrown pode ser dividida durante uma partida de videogame. Quem sabe, até mesmo ser a premiação do vencedor ou, mais uma vez, dividida entre ambos, celebrando o espírito esportivo”, afirma Diego.

“Brown Pilsner é uma cerveja leve e não filtrada, o que lhe dá um aspecto de turbidez, com uma coloração castanho claro. O rótulo traz a referência da charge, utilizada aqui para debater que cerveja escura não necessariamente é para ser consumida somente no inverno nem que possua uma graduação alcoólica alta.  É uma cerveja que pode ser tomada em todas as estações do ano, podendo ser leve, refrescante e saborosíssima”, acrescenta.

Para além da Impli Browns…
A criação de cervejas da tonalidade castanho não é a única novidade que a Implicantes pretende apresentar ao mercado cervejeiro ao longo dos próximos meses. A marca de Porto Alegre também está imbuída em ampliar a participação em rótulos colaborativos. E, inclusive, já participou da produção de alguns.

Ao lado da Tolokazi e da Lohn, a Implicantes lançou a Catharina Sour Marula e Cacau. Em parceria com a Wiembier e a Ball Corporation, fez uma Dark Lager Puro Malte, motivada pelo Mês da Consciência Negra. Com a Proa, produziu a Sarava uma Tripel de coloração ouro escuro.

“Estamos focando em parcerias e colaborativas. Temos mais tempo disponível para estudar propostas e planejar novos projetos. Estamos estudando a possibilidade de fazer collabs com cervejarias internacionais”, revela o sócio-fundador da Implicantes.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password