fbpx
breaking news New

Alimentos puxam alta da inflação em fevereiro, mas cerveja fica mais barata

inflação fevereiro
Enquanto inflação teve alta de 0,43%, preço da cerveja em domicílio registrou queda de 0,22%

Depois de ter iniciado 2019 em alta, o preço da cerveja recuou na maioria das capitais, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O movimento é contrário à tendência geral: a inflação de fevereiro foi de 0,43%, puxada principalmente pelos grupos de bens e serviços ligados à alimentação (responsável por 0,19 ponto percentual na alta) e educação (que contribuiu com 0,17 ponto percentual).

Se considerado o preço da cerveja em domicílio, a queda foi de 0,22%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa oscilação se descolou dos demais itens de alimentação e bebidas, que tiveram alta de 0,78%.

No entanto, os preços da cerveja consumida fora do domicílio acompanharam essa alta, registrando 0,74% de aumento. “Alimentação e bebidas, grupo com o maior impacto no IPCA de fevereiro (0,19 p.p.), mostrou desaceleração, ao passar de 0,90% em janeiro para 0,78% em fevereiro”, diz a nota do IBGE sobre a inflação de fevereiro.

Nos dois primeiros meses do ano, os preços da cerveja no domicílio se mostram estáveis(alta de 0,05%), enquanto fora do domicílio o movimento de alta é mais intenso, com aumento de 0,68%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a cerveja no domicílio se mantém em leve alta de 1,10%, enquanto a cerveja fora de casa registra aumento considerável: 5,30%.

Publicidade

Os preços de outras bebidas alcoólicas, por sua vez, tiveram variação inversa à do preço da cerveja. Enquanto no domicílio foi registrada alta de 0,73% em fevereiro (e 4,18% em 12 meses), os preços fora de casa recuaram 0,34% (com alta de 1,93% em 12 meses).

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password