fbpx
breaking news New

16 lançamentos realizados pelas cervejarias artesanais em outubro

Trilogia Verdel, composta por cervejas do estilo American IPA, da Latido, foi uma das novidades do setor em outubro

Não faltaram inspiração ou motivos para as cervejarias artesanais realizarem lançamentos em outubro. Em um mês marcado por datas especiais, várias marcas as aproveitaram para usá-las como tema das suas criações. A Oktoberfest, por exemplo, se inseriu em diversos rótulos, como na Schornstein. Já a Blondine criou uma cerveja sobre a festividade exclusiva para a rede varejista Extra.

O Halloween também aguçou a criatividade das marcas, como no caso da Goose Island, que lançou um chope produzido em parceria com a Hocus Pocus. Já a natureza seguiu inspirando novidades entre os lançamentos artesanais de outubro, como no caso da Nacional, que apresentou rótulos da sua campanha inspirada nos biomas brasileiros. E a Latido apresentou, de uma vez, uma trilogia de Americans IPAs com duplo dry hopping.

Leia também – Colorado lança cerveja orgânica e vai premiar consumidores com geladeiras

Confira abaixo os lançamentos das cervejarias artesanais realizados em outubro e selecionados pelo Guia:

Cervejaria 040
Com a intenção de se aproximar dos esportes de aventura, especialmente o mountain bike, a Cervejaria 040 passou a nomear os rótulos com nomes que estejam ligados a esse universo. O seu lançamento em outubro foi, assim, desenvolvido com uma das referências da modalidade, Brou Bruto, e recebeu o nome #NQSF – Ninguém quer ser Feio, bordão que remete ao fato de que todos precisam se dedicar nos treinos para não decepcionar nas trilhas. É uma Session IPA de coloração amarelo claro, com notas de tangerina.

Blondine
Em celebração à Oktoberfest, a Blondine criou, com exclusividade para a rede de supermercados Extra, o rótulo Baviera, em homenagem à região onde acontece a festa desde 1872 na Alemanha. A Baviera é uma Dortmunder Export, um estilo clássico alemão. E possui coloração dourada e espuma bem cremosa, aroma ressaltado de malte, além de um sabor mais intenso do que o de uma Lager. Lançada em garrafa de 600ml, ela tem 5,5% de graduação alcoólica.

Bodebrown
A saga dos imigrantes no Brasil voltou a inspirar uma cerveja da Bodebrown, que anunciou a chegada da Luppolo Limoncello, a segunda criação que presta homenagem à Itália, sua cultura e seu povo. Apresentada no formato de latas de 473ml, a bebida traz em sua receita uma mistura de influências cervejeiras e culturais, que tem como ponto de partida um ingrediente identificado com a Itália, o limão siciliano. O licor feito desta fruta, o limoncello, é utilizado em uma base de cerveja do tipo IPA, sendo completado com quatro maltes e lúpulos norte-americanos do tipo Mosaic.

Cruls
A cervejaria Cruls aproveitou o mês de outubro para lançar o oitavo rótulo da série experimental CXP. É a CXP08 American Amber Ale, estilo da escola norte-americana de cervejas. Ela tem 4,8% de graduação alcoólica e 38 IBUs de amargor. Trata-se de uma bebida de cor âmbar e que traz características de maltes com notas de caramelo, casca de pão torrado, suave cacau e lúpulos que remetem a frutas tropicais e cítricas.

EAP e Oca
A Oca Cervejaria e o EAP, o Empório Alto dos Pinheiros, lançaram sua primeira cerveja colaborativa, que traz no nome a rua Vupabussu, onde desde 2008 fica o bar. A Vupabussu comemora a parceria entre os amigos André Nóbrega (Oca) e Paulo Almeida (EAP), sendo uma cerveja de fermentação mista com leveduras Brettanomyces nativas do Brasil e Saccharomyces cerevisiae. A novidade é uma Wild Ale, com 7,2% de graduação alcoólica, tonalidade dourada e leve turbidez. Apresenta complexidade, acidez moderada, notas aromáticas de frutas cítricas, leve mentolado e apimentado, além dos fenólicos, couro, mineral e tabaco, segundo a descrição divulgada.

Publicidade

Goose Island
Entre os lançamentos artesanais de outubro, a Goose Island aproveitou a celebração do Halloween neste fim de semana para lançar o chope Hazy Dusk, feito em parceria com a Hocus Pocus. É produzido com água, malte, trigo, flocos de aveia, blueberry e os lúpulos Stata e Zapa. Tendo a coloração púrpura/rosada, a bebida possui aroma frutado intenso, remetendo às notas de blueberry e jabuticaba. O chope possui 8% de teor alcoólico e 60 IBUs de amargor.

Latido
A Latido Ale House trouxe em outubro uma nova trilogia, a Verdell. Dessa vez, com as versões Verdell Comet, Verdell El Dorado e Verdell Mosaic. São 3 Americans IPAs com duplo dry hopping. A Comet tem lúpulo norte-americano e traz tangerina, grapefruit e capim limão em sua receita. Possui 6% de graduação alcoólica e 46 IBUs, assim como os demais lançamentos. A El Dorado, com lúpulo norte-americano tropical, se destaca pelas presenças de abacaxi, melancia, manga e pêssego. Já a Mosaic, com lúpulo norte-americano complexo, possui notas de frutas vermelhas, tropicais e de caroço.

Cervejaria Nacional
Lançadas em outubro, Amazônia e Pantanal são as novidades do mês da campanha DNA Nacional, da Cervejaria Nacional. A Amazônia é uma Juicy IPA com cumaru, também conhecido como baunilha brasileira e adicionado a frio. Tem 40 IBUs e 5,6% de graduação alcoólica. Já a Pantanal é uma American Lager dourada, límpida e elaborada com o arroz selvagem, que contribui para sua leveza e refrescância, que são características principais desta criação, que possui 14 IBUs de amargor.

Proa
A marca de Salvador realizou dois lançamentos em outubro: um rótulo sazonal, uma Berliner Weiss com adição de caju, e a colab Lambreta Stout. Com baixa retenção de espuma e características que lembram um espumante, a Berliner Weiss apresenta acidez moderada em um corpo leve, carbonatação frisante, final seco e refrescante. É uma cerveja de baixa caloria com teor alcoólico também baixo e amargor imperceptível. Recomenda-se a harmonização com peixes, frutos do mar e comidas baianas. Já para celebrar o primeiro ano do restaurante Boia Cozinha do Mar, a Proa fez uma colaborativa, fruto de uma parceria da cervejeira Débora Lehnen com o chef Kaywa Hilton. Batizada como Lambreta Stout, a cerveja é uma versão baiana do estilo Oyster Stout.

Santo Chico
A Manilupulação é a nova cerveja do estilo New England IPA da Santo Chico. Forte, turva e com aroma frutado, é categorizada como uma Juicy NEIPA, por características que lembram um “suco”. Leva os lúpulos Amarillo, Simcoe e Kazbek. A bebida tem 6,2% de graduação alcoólica e 37 IBUs.

Schornstein
A cervejaria de Pomerode (SC) lançou a Schornstein Oktoberfest Edição 2021, com uma receita inspirada em um dos estilos mais tradicionais da festa alemã. É uma puro malte com os sabores e aromas do malte enaltecidos, remetendo a notas de pão e de sua casca, leve tostado, amargor pronunciado, final seco e com teor alcoólico de 5,3%. A cerveja está disponível em garrafas de 355ml e 500ml.

ZEV
Para comemorar seu aniversário, a ZEV lançou a Triple NEIPA 3 Anos. A bebida foi produzida com maltes de cevada, trigo e aveia para atingir uma receita encorpada, turva. Leva os lúpulos Columbus e Talus, tendo aroma e sabores de toranja, capim limão e frutas tropicais. Possui 10% de graduação alcoólica e 70 IBUs.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password