fbpx
breaking news New

Com Imperial Sour e RIS “sem Oreo”, Mindu mescla criatividade e tradição

mindubier
Magic Cake é uma Russian Imperial Stout com um perfil mais Old School, como descreve a MinduBier

Criatividade e, ao mesmo tempo, tradição. É mirando nessas duas vertentes que a MinduBier, conceituada cervejaria de Salvador, na Bahia, apostou para enfrentar abril, o mês mais difícil da pandemia do coronavírus.

Leia também – Confira lançamentos de cervejas artesanais realizados em abril

A presença da tradição veio com a Magic Cake, uma Russian Imperial Stout com um perfil mais “old school”, como descreve a cervejaria. E a criatividade chegou por meio da Biomas, uma Imperial Sour com goiaba, licuri, laranja e baunilha.

Desenvolvida em colaboração com a HopMundi, de Natal, a Magic Cake é uma Straight RIS com adição dos terpenos 24K e Berry Gelato, trazendo um toque cítrico, floral e condimentado. Possui, ainda, 11,5% de teor alcoólico. E, sobretudo, como brinca Gustavo Martins, sócio da MinduBier, não leva na receita “biscoito Oreo”.

“A Magic Cake é um uma Russian Imperial Stout com um perfil mais Old School, mais amarga, sem cacau, café, coco, baunilha nem biscoito Oreo”

– Gustavo Martins, sócio da MinduBier

Gustavo explica que os terpenos aparecem discretos, apenas para garantir maiores camadas de complexidade, mas sem cobrir o perfil de uma Straight RIS. “Decidimos fazer essa mistura em um momento em que a maioria das cervejas ‘terpenadas’ é do estilo India Pale Ale. Então considero que este seja o diferencial dela, já que hoje existem pouquíssimos exemplares parecidos.”

Produzida na Startup Brewing, a cerveja traz outro “componente” especial: permitir que o antigo desejo de produzir uma colaborativa com a HopMundi fosse concretizado, como detalha Gustavo.

“Eu e Cyro (sócio da HopMundi) já nos conhecemos desde os tempos de Acerva e, desde que ele iniciou com a HopMundi, a gente conversa sobre uma collab. E esse momento chegou. Pensamos em muita coisa antes da Magic Cake, até que tanto a Mindu quanto a HopMundi produziram outros rótulos com terpenos, aí estávamos empolgados em continuar na saga, porém agora em um estilo novo: Russian Imperial Stout”, conta o sócio da MinduBier, para depois complementar.

“Então pensamos em uma receita de Straight RIS (Russian Imperial Stout sem adjuntos, sem dulçor excessivo, como nos velhos tempos), só que com um toque dos terpenos 24K e Berry Gelato para acrescentar camadas de complexidade. Fizemos testes dos terpenos com outras straight RIS para avaliar o melhor terpeno a acrescentar, montamos o grist e decidimos produzir na Startup Brewing, que é onde a HopMundi produz muitas de suas cervejas”, complementa Gustavo.

Criatividade
Se a Magic Cake remete a uma cerveja mais tradicional, a Biomas veio com bons traços de criatividade, especialmente ao apostar na complexidade dos biomas brasileiros. “A maior riqueza do Brasil está em seus diferentes biomas, onde conseguimos extrair uma infinidade de aromas e sabores de suas frutas e especiarias”, explica Gustavo, comentando sobre a inspiração do rótulo.

Com 8,1% de teor alcoólico, a cerveja é uma Imperial Sour que traz uma mistura de biomas nacionais, como a goiaba, proveniente da Mata Atlântica, o licuri, coquinho presente em abundância na Caatinga, a laranja, que tem o Brasil como o seu maior produtor mundial, e a baunilha, iguaria utilizada em todo o planeta, mas que tem no nosso país uma das variedades mais requisitadas: a do Cerrado.

Saiba mais sobre a MinduBier em nosso Guia do Mercado

“Juntamos então todos estes sabores em uma textura smoothie que nos faz até esquecer que o teor alcoólico é de 8,1%”, finaliza o sócio da MinduBier.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password