fbpx
breaking news New

Oktoberfest: Cervejarias se movimentam com eventos e cidades adaptam festividades

Oktoberfest foi cancelada na maioria das cidades do mundo, mas cervejeiro tem várias opções para celebrar a data em 2021

O mês mais cervejeiro do mês está sendo muito bem aproveitado pelas marcas artesanais brasileiras. Uma série de ações foram programadas para celebrar o período da Oktoberfest, seja com o lançamento de novos rótulos pelas cervejarias, seja com a realização de eventos ou festividades com cardápios especiais e promoções.

Festival cervejeiro que tem a sua origem no século XIX em Munique, na Alemanha, para celebrar o casamento do rei bávaro Luís I, a Oktoberfest tradicionalmente começa por lá no primeiro sábado após o dia 15 de setembro, quando se inicia uma série de eventos. Mas é em outubro onde cervejarias e estabelecimentos concentram suas atividades alusivas a essa data.

Leia também – Heineken e Amstel se tornam cervejas oficiais do estádio do Palmeiras

No Brasil, a Krug Bier vai realizar a sua Oktoberfest no próximo sábado (23), em Belo Horizonte, no Estacionamento do Porcão. Serão 10 rótulos de chopes diferentes, que juntos somarão 10 mil litros disponíveis nas biqueiras do evento. Entre eles, estarão os estilos Pilsen, Oktoberfest, German Pils, Amber Lager, Golden Ale, Weiss, Dunkel, American Pale Ale, IPA e Double IPA.

Além disso, a marca aproveitará a data para lançar a Krug Oktoberfest. É uma Festbier com 5,5% de teor alcoólico e 25 IBUs. A lista de quitutes trará itens como eisbein (joelho de porco), wurst (salsicha), pretzel (pão), frikadelle (bolinho de carne) e schinitzel burger (burger alemão), além das tradicionais linguiças e carnes especiais. Os pratos terão o preço máximo de R$ 50.

Ainda haverá apresentações musicais da Charanga Pop, conhecida pelos trajes tradicionais e pelo repertório típico alemão, da banda Velotrol, da Baile do Maguá (Brasilidades) e do DJ Bruno Diaz. “A ideia é oferecer às pessoas uma experiência gastronômica completa e bastante saborosa”, conta Alexandre Bruzzi, sócio proprietário da marca.

Também no próximo sábado, a Berggren vai organizar a sua primeira Oktoberfest. A cervejaria de Nova Odessa (SP) realizará a Oktoberggren na sua tap house, inaugurada em julho. O evento contará com 10 opções de chopes artesanais, entre eles a Sour Amora, que leva em sua receita uma carga generosa da polpa natural da fruta, e a Red Ale, produzida com um blend de cinco maltes especiais e os lúpulos ingleses Admiral e East Kent Golding.

O público ainda poderá curtir música ao vivo, chope de metro, flash tattoo e carnes feitas na parrilla. No evento, também serão realizados sorteios. E, durante todo o mês de outubro, às terças e quartas-feiras na tap House da Berggren, todas as torneiras terão 30% de desconto.

Ações ao longo do mês
Em Nova Friburgo, a Alpendorf realiza a sua Oktoberfest até o dia 31. Nesse período de retomada das atividades, a marca integrante da Rota RJ espera atrair turistas saudosos de eventos com cervejas artesanais. Para isso, realiza brincadeiras cervejeiras, oferece gastronomia especializada e shows na biergarten. A celebração ocorre na sede da cervejaria, no bairro de Conquista, onde também está um dos pontos turísticos da cidade serrana, a Casa Suíça, com sua queijaria, uma chocolataria e um museu.

Já em Belo Horizonte, a unidade do bairro Prado do Mr. Hoppy está com várias promoções motivadas pela Oktoberfest. Vários estilos de chope presentes na tap estão com preços especiais, dando ao cliente a possibilidade de pagar o valor de 330ml e levar 440ml. Além disso, a cada R$ 50 em compras, o cliente preenche um cadastro e concorre a diversos brindes. Em 24 de outubro, último dia da Oktoberfest do Mr. Hoppy Prado, será realizado o sorteio de vale tatuagem, chope, brindes de cervejarias participantes e muito mais.

A Soma Cervejaria encerra neste sábado um período de dez dias de celebração da Oktoberfest. Desde a semana passada, a marca tem festejado o período em sua casa e não será diferente neste último dia, o que inclui apresentação musical ao vivo. A marca paulistana também produziu um rótulo especial, a Festbier, e ainda oferece uma porção com um trio de salsichas, dos tipos Schubling (suína defumada), Weisswurst (suína e bovina com salsa) e Cervelá (bovina defumada).

Em Campinas (SP), a Landel realizou um Growler Day temático da Oktoberfest e aproveitou para lançar a Aostera, uma Session Helles Bock produzida especialmente para a ocasião. Essa sazonal se juntou às cervejas da linha Psique da marca, tendo 5,1% de teor alcoólico e 17 IBUs de amargor. O evento também contou com típicos pratos da festa alemã, como o joelho de porco.

De Pomerode (SC), a Schornstein lançou uma cerveja especial para a data, a Oktoberfest Edição 2021, além de apoiar eventos em parceiros. É uma puro malte com, de acordo com a descrição divulgada, sabores e aromas do malte enaltecidos, remetendo a notas de pão e de sua casca, leve tostado, amargor pronunciado e final seco.

Marketplace de pequenos produtores, por sua vez, a Baskets também entrou no clima da Oktoberfest e oferece ao consumidor uma cesta especial com rótulos de cervejarias artesanais e produtos de charcutaria para quem preferir ficar fora dos eventos presenciais. O kit conta com as cervejas Lúmen, da Zalaz, Sicieira, da Zapata, e Melgueira, da 3 Orelhas, além do salame Arles, da Salumeria Mayer, e linguiça Curada Padrão, curada macia, com toques leves de alho e erva-doce, da Santo Cutelo.

E nas cidades?
Ainda que cervejarias artesanais estejam tentando trazer o clima da Oktoberfest para seus estabelecimentos, a tradição do festival se dá nas ruas, onde costumam ocorrer eventos por dias seguidos. Mas, pelo segundo ano consecutivo, a maior festa cervejeira do mundo não aconteceu: a Oktoberfest de Munique foi cancelada em função da pandemia do coronavírus na Alemanha. A razão é a mesma que impediu a realização do evento no ano passado.

No Brasil, o cenário é um pouco diferente. Em Blumenau, a festa, a maior do país, não ocorrerá, assim como em 2020. Porém, a Vila Germânica tem um palco com atrações aos finais de semana. E bares e restaurantes ganharam decoração especial. Já as principais ruas têm bandeiras com a campanha da Oktoberfest, que está prevista para ser realizada na cidade de 5 a 23 de outubro de 2022.

Em Santa Cruz do Sul (RS), a Oktoberfest voltou a ser organizada após ficar fora do calendário de 2020. Mas foram realizadas algumas adaptações para esta edição da festa, que se encerrará neste domingo. Para entrar no local da celebração, é preciso apresentar a carteira de vacinação contra o coronavírus. Além disso, o consumo de chope e de alimentos, como a cuca, só pode ocorrer de forma sentada, em um dos pontos de alimentação do Parque da Oktoberfest. Fora isso, é necessário o uso de máscara em todos os momentos de circulação.

Na cidade de Igrejinha (RS), a decisão foi de deixar a Oktoberfest para 2022. Ainda assim, haverá algumas atrações no próximo fim de semana, nos dias 22 a 24. Na sexta-feira, as atividades serão abertas com uma carreata que percorrerá as principais ruas da cidade gaúcha. No dia seguinte, acontecerá um drive-thru no Parque da Oktoberfest, além de uma apresentação musical em uma live. O domingo será destinado a relembrar atividades esportivas e culturais que são realizadas na Oktoberfest de Igrejinha.

São Paulo terá a sua quarta edição da Oktoberfest, que já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. Mas ela só vai ocorrer daqui a 40 dias: o festival cultural foi adiado para o período de 25 de novembro a 12 de dezembro (das quintas-feiras aos domingos). E foi marcada para o Brooklin, onde será montada a Vila Alemã, em frente à Ponte Estaiada.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password