fbpx
breaking news New

Com filme sobre Lambic, festival celebra união entre gastronomia e cinema

São Paulo Food Film Festival tem atrações além do cinema, incluindo aulas-show de culinária

A união entre gastronomia e cinema será fortalecida a partir desta quinta-feira, em São Paulo, o que inclui um espaço para as cervejas. A segunda edição do SP Food Film Festival começa na capital paulista e se estenderá até 19 de novembro, com uma programação híbrida e gratuita, que inclui a exibição de um filme sobre o estilo de cerveja Lambic, além de degustações e debates envolvendo a culinária.

O filme é “Lambic” (ou “Bottle Conditioned“, seu nome original em inglês), dirigido pelo norte-americano Jerry Franck. Ele foca no universo das Lambics, explorando os métodos tradicionais de fabricação de cerveja, seu processo de fermentação único e a ascensão desse estilo, por meio de entrevistas com representantes das cervejarias Bokke, Cantillon e 3 Fontenien.

Leia também – Duvel celebra a cachaça em nova cerveja de série maturada em madeira

“Lambic” pode ser assistido tanto online, por meio da plataforma SPcine Play, quanto na Cinemateca, com uma sessão agendada para o próximo domingo (12) às 18 horas. Além disso, após a exibição do filme, o festival oferecerá uma degustação de cervejas.

As degustações gastronômicas em algumas sessões são uma das características únicas do SP Food Film Festival, que reúne mais de 30 filmes de 14 países diferentes, incluindo clássicos fictícios e documentários contemporâneos.

“O SP Food se propõe a criar experiências únicas que combinam cinema, gastronomia, cultura e discussões relevantes sobre temas ligados à alimentação, desde a produção no campo até o prato ou o copo servido na mesa”, diz, ao Guia, André Henrique Graziano, diretor e co-criador do festival.

Publicidade

Lambic também se insere entre as várias estreias no cinema de filmes por meio do festival, que também inclui “Blind Ambition”, um documentário no qual quatro refugiados do Zimbábue superam as expectativas para se tornar os melhores sommeliers de vinho da África do Sul, e “Volte Sempre”, que narra a história de Masamoto Ueda, que por mais de 40 anos tem servido seu lendário ramen ao estilo de Tóquio para uma comunidade de frequentadores regulares.

Mas também há espaço para clássicos do cinema, como “Morango e Chocolate”, “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, “A Dama e o Vagabundo” e “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.

Muito além dos filmes
O SP Food Film Festival vai além do cinema, oferecendo aulas-show de culinária com chefs renomados, bem como painéis de debate sobre temas contemporâneos relevantes relacionados à alimentação. Os tópicos incluem cozinhas solidárias, consumo de ultraprocessados, uso de agrotóxicos, educação alimentar e nutricional.

“Nosso propósito é trazer, através do cinema, temas urgentes para discussão sem deixar de promover a experiência sensorial que a gastronomia traz”, comenta Daniela Guariba, uma das idealizadoras do evento.

Além disso, o SP Food Film Festival apresenta uma exposição fotográfica de Paulo Vitale, retratando chefs de cozinha. Oficinas para o público adolescente de duas escolas municipais de São Paulo também estão programadas.

“Queremos fomentar a importância da questão alimentar no Brasil e principalmente difundir entre os jovens, afinal, comida é cultura”, conclui Graziano.

Confira o trailer de “Lambic”:

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password