fbpx
breaking news New

Há um ano na CBCA, Unicorn busca se firmar em SP e mira outros mercados

Marca tem planejamento estratégico para conquistar novos mercados, incluindo Santa Catarina

Há um ano fazendo parte do portfólio da Companhia Brasileira de Cervejas Artesanais (CBCA), a Unicorn tem passado por ajustes envolvendo estratégia e portfólio. O objetivo é ganhar espaço no mercado de São Paulo e, posteriormente, buscar expandir sua presença, especialmente em Santa Catarina, onde pretende se tornar mais relevante.

O portfólio da CBCA, que já contava com as marcas Schornstein, Leuven, Seasons e The Drummer, foi reforçado com a incorporação da Unicorn em junho de 2022, por meio da fusão com a Startup Brewing, incluindo também a fábrica. E após um ano, a Unicorn já representa uma parcela significativa das vendas totais da CBCA.

Leia também – Confira 16 lançamentos de cervejas artesanais realizados em maio

Durante esse período, o foco principal tem sido posicionar os estilos da Unicorn em conjunto com o portfólio da CBCA, evitando sobreposições entre os produtos das diferentes marcas, o que é fundamental antes de buscar um aumento de escala. “Estamos satisfeitos com os resultados, e a Unicorn já representa 10% das vendas totais da CBCA”, afirma Gustavo Barreira, CEO da companhia.

A CBCA enxerga a Unicorn como uma marca jovem, irreverente e descontraída, que agrega valor ao seu portfólio, sendo que já possuía uma presença significativa no mercado paulistano de artesanais antes de se juntar ao grupo.

“Sempre vimos a Unicorn como uma marca muito bem trabalhada e com grande potencial, especialmente na região da cidade de São Paulo, onde éramos concorrentes antes da aquisição”, comenta Barreira.

Publicidade

Assim, a CBCA pretende aproveitar sua participação na capital paulista para expandir ainda mais e levar a Unicorn também para o interior de São Paulo. Para isso, estão investindo tanto na venda direta ao consumidor, com chope, acreditando que isso fortalece a marca, quanto buscando espaço nas redes de varejo. “A participação em eventos também é uma forma de fortalecer a marca e aumentar sua presença junto ao consumidor final”, acrescenta o CEO.

Com o intuito de ampliar sua presença em alguns mercados, a CBCA está conduzindo estudos para adotar a precificação correta para as cervejas da Unicorn. Além disso, seus responsáveis estão intensificando a produção dos rótulos de sucesso da marca, tanto para aumentar sua participação no mercado paulista quanto para conquistar novos consumidores, como em Santa Catarina.

“Nossos planos são finalizar o ajuste de estilos, levando em consideração questões relacionadas à precificação correta, e intensificar a presença de alguns produtos de sucesso, como é o caso da NEIPA. Queremos que a marca se torne relevante no estado de São Paulo e, em breve, expandir sua presença para Santa Catarina, especialmente em Florianópolis e no Vale Europeu”, diz Barreira.

O estudo sobre o portfólio envolve a manutenção das características históricas da Unicorn, oferecendo estilos de cervejas de “entrada” com preços médios, mas também explorando a criação de cervejas mais elaboradas. O que não muda é a identidade da marca, com rótulos estampados pela figura do excêntrico Mr. Unicorn, o personagem central da série de cervejas da marca, retratado como um empresário de sucesso que atua como consultor pessoal no cenário das cervejas artesanais.

“Estamos estudando variações de NEIPA e IPAs com diferentes lupulagens, sem perder o drinkability que é a principal característica das cervejas da Unicorn”, conclui o CEO, que viu, já sob a gestão da CBCA, a Unicorn conquistar cinco medalhas, sendo duas em concursos nacionais e três em disputas sul-americanas.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password