fbpx
breaking news New

Podres poderes: A eleição, a crise política e seus impactos no mercado cervejeiro

eleições e cerveja
Embora tenha andado à margem da crise econômica, setor cervejeiro sentiu os efeitos da crise política

Enquanto os homens exercem seus podres poderes, já diria Caetano, motos e fuscas avançam os sinais vermelhos. Que o irmão da Bethânia nos conceda a paráfrase: enquanto os homens exercem seus podres poderes, bares e cervejarias lutam contra os sinais vermelhos.

Embora tenha sobrevivido à margem da crise econômica nos últimos anos, apresentando crescimento expressivo enquanto o PIB decaía, o setor cervejeiro não passou incólume ao novo e turbulento cenário político inaugurado com as jornadas de junho de 2013.

Conflito nas ruas, impeachment, insegurança jurídica, trocas semanais de ministros, eleições encaradas com pouco entusiasmo pela população. Todo esse fermento resultou em um baque significativo, que impediu o setor de crescer ainda mais. É o que garante Carlo Enrico Bressiani, sommelier de cervejas, PhD em Finanças pela Universitat Ramon Llull, de Barcelona, e diretor-geral da Escola Superior de Cerveja e Malte.

“Sim, (a crise política) sem dúvida afeta. Apesar de andar à margem da economia em geral nos últimos quatro anos, o mercado sentiu este último baque, reduzindo seu ritmo de crescimento e desestimulando investimentos programados.”

Publicidade

Questionado sobre quais seriam as melhores “boias” para enfrentar a turbulência, Bressiani é pessimista: quando já se está no barco, pode-se apenas evitar maiores traumas. E, para isto, é necessária uma carteira adequada de clientes.

Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte

“Estamos no barco, não tem como sair assim”, pondera. “As empresas que estiverem menos alavancadas e com suas vendas menos concentradas em poucos clientes têm mais chances de passar pela tempestade com poucos traumas.”

Ainda assim, Bressiani diz que o cenário pode mudar com as eleições. Dependendo do resultado, ele aposta, a turbulência pode se acalmar. E o setor cervejeiro, quem sabe, poderá avançar com sinal verde. “A eleição será um divisor de águas, com um crescimento muito acelerado caso ganhe alguém pró-mercado e com uma redução maior ainda nos investimentos se ganhar alguém com uma plataforma antimercado.”

Confira, nas próximas semanas, a sequência do nosso especial sobre eleições e mercado cervejeiro.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password