fbpx
breaking news New

Alex Atala avalia impactos da pandemia na gastronomia e importância da harmonização

Na avaliação do renomado chef, riqueza da gastronomia é uma das mais importantes experiências de interação social

Hoje retomando as atividades paulatinamente, bares e restaurantes chegaram a ficar fechados por meses, a partir do início da pandemia do coronavírus. Desde então eles passaram por adaptações, seja para atender o público de modo remoto ou mesmo, mais recentemente, para adotar medidas sanitárias e permitir o retorno dos frequentadores. Ações que podem mudar rotinas nesses estabelecimentos, mas não alteram a vocação de um prato de comida: a de conectar pessoas. E quem diz isso é um dos maiores especialistas do assunto no planeta, Alex Atala.

Chef mais conhecido e renomado do Brasil, Atala se consolidou como referência ao aliar seu conhecimento sobre ingredientes com a técnica e a criatividade para oferecer experiências marcantes aos frequentadores dos seus restaurantes, como o D.O.M., reiteradamente eleito um dos melhores do mundo.

Leia também – Com Alex Atala, reality show busca parceiro para comandar espaço da Stella Artois em SP

Com esse currículo e conhecimento, em entrevista exclusiva ao Guia, o chef reconheceu que a pandemia foi desafiante aos estabelecimentos, atentos às medidas restritivas e aos novos comportamentos do consumidor para se adaptar a um cenário diferente. Tudo para que a experiência gastronômica continue sendo a melhor possível, ainda que o futuro seja incerto.

“Os restaurantes e estabelecimentos tiveram de se reinventar para encarar a nova realidade e o novo comportamento de consumo dos clientes. Os desafios são muitos e o dia a dia exige alta capacidade de adaptação”, comenta Atala, para depois acrescentar.

“A única certeza que temos é que a comida sempre foi e continuará sendo um dos elementos fundamentais na hora de conectar as pessoas de todos os lugares do mundo.”

Em seu trabalho, o chef atua com apuro para explorar os mais diversos ingredientes para chegar até a criação desejada que torne a experiência gastronômica transformadora e marcante. E, como Alex Atala destaca, ela também pode se tornar melhor e mais completa com a escolha da cerveja correta para uma melhor harmonização.

Publicidade

Assim, o chef faz uma comparação: a influência dos ingredientes é a mesma provocada pela seleção do rótulo. “A experiência gastronômica não é apenas sobre comida. Assim como a escolha dos ingredientes dentro da cozinha gera resultados diferentes, a escolha da cerveja também. Juntos, os dois elementos se complementam, elevando a experiência gastronômica de cada um.”

Fora da Rota
Envolvido em diferentes projetos, Alex Atala aparece neste momento para o público através do reality show Fora da Rota, que estreou no começo de outubro no Globoplay e no YouTube da Stella Artois, parceira na iniciativa. Nela, são exibidas novas experiências gastronômicas em restaurantes fora da rota tradicional em São Paulo. E o vencedor vai comandar a cozinha do Portinha Stella, estabelecimento que será um espaço-conceito da marca da Ambev na capital paulista.

Segundo detalha o chef, o programa tem servido ao propósito de apresentar casas e restaurantes que fogem do roteiro mais óbvio em São Paulo, demonstrando que também está na diversidade a riqueza da gastronomia como experiência de interação social.

“São Paulo é uma cidade que respira gastronomia em lugares surpreendentes. Com tanta pluralidade, é difícil conhecer e abraçar tantas opções. Essa é a principal proposta do Fora da Rota: dar visibilidade a esses lugares e, ao mesmo tempo, incentivar as pessoas que têm vontade e curiosidade de ir além dos roteiros tradicionais a desfrutarem de experiências diferentes em novos restaurantes”, aponta.

É, também, dessa interação exaltada no Fora de Rota, que muitas pessoas vêm sentindo falta durante a pandemia. E, na visão de Alex Atala, o período de necessário distanciamento fará esses momentos serem ainda mais valorizados e aproveitados em breve.

“Encontros e bons momentos de socialização nunca deixarão de existir. Mesmo virtualmente, conseguimos estar ‘próximos’ uns dos outros nos últimos meses. E toda essa experiência vai nos fazer valorizar ainda mais esses momentos ao redor da mesa”, conclui o chef.

1 Comment

  • Rafael Reply

    27 de outubro de 2020 at 13:39

    Tive o prazer de visitar o D.O.M e sou fã. Sempre bom ler/ouvir o Alex Atala.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password