fbpx

Balcão da Matisse: A vila no inconsciente coletivo e a Vila Cervejeira de Niterói

Algumas palavras carregam um conceito tão forte que são capazes de despertar sentimentos comuns a todos os seres humanos. O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung diria que são arquétipos instalados na camada mais profunda da nossa psique, constituídos pelos materiais que foram herdados ao longo da evolução da espécie, portanto comuns a todos nós, formando o que Jung chamou de inconsciente coletivo.

A palavra vila parece ser um desses arquétipos. Ao contemplarmos o quadro acima, uma pintura holandesa do século XVI (Village Fair), percebemos que o conceito de vila transmitido pelo pintor não difere do nosso.

Mesmo sendo outra cultura e outra época, “vila” nos parece trazer o mesmo significado, um misto entre lazer, trabalho, convívio, cotidiano e festa. Sentimentos tão complexos que só poderiam ser completamente explicados por uma imagem produzida pelas mãos do artista.

Em Niterói, um grupo de empresários, a maioria ligada à produção de cerveja artesanal, acabou, meio que por acaso, dando vida a esse conceito de vila quando transformou o local de trabalho no dia a dia em um espaço de convívio aberto ao público. A cada 15 dias – sábado sim, sábado não -, o ambiente rústico e industrial compartilhado por essas empresas sofre uma transformação e dá lugar à Vila Cervejeira de Niterói.

Publicidade

As portas são abertas, os barris são plugados, mesas são colocadas na rua interna do condomínio e uma banda anima a vila tocando preferencialmente rock and roll. Um pula-pula e o espaço amplo convida a criançada a deixar de lado o celular por um momento e a praticar com os coleguinhas aquelas brincadeiras antigas de pular e correr.

Familiares e amigos podem se sentar juntos para conversar e, ao mesmo tempo, estar ao lado de outros grupos interagindo em uma comunidade que se forma ao acaso e parece que sempre esteve ali, como se fosse a vila onde vivemos.

E, nos dias 14 e 15 de dezembro, a Vila Cervejeira viverá um momento especial, como aqueles dias de festa do padroeiro, pois será um dos palcos da Niterói Beatleweek, festival de tributo aos Beatles que acontece em todo o mundo e agora chega à sua terceira edição em Niterói.

O endereço da Vila Cervejeira de Niterói é Rua Professor Heitor Carrilho, 250, no centro – mesmo local onde funciona a associação dos jornaleiros. Fique de olho no Instagram e Facebook da @vilacervejeira para ver a programação.


Mario Jorge Lima é engenheiro químico e sócio-fundador da Cervejaria Matisse

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password