fbpx
breaking news New

Alceu Valença e fruit beer da Colorado: Brasilidade da concepção aos ingredientes

alceu
Tendo a brasilidade como premissa de suas receitas, Colorado apostou no umbu e no cajá para homenagear a música nacional

A manga-rosa, o melão maduro, o sapoti, o juá, a jabuticaba, o umbu-cajá, a carne de caju, o mel de uruçu e a cana-caiana. Os alimentos elencados acima estão unidos pela brasilidade e também por estarem presentes em uma conhecida música nacional, “Morena Tropicana”, de Alceu Valença.

É a partir da brasilidade de todos esses elementos que Alceu constrói uma narrativa em que enumera frutas, alimentos e seus gostos, para falar do lúdico, do corpo, dos gestos e do erotismo, além de citar tessituras – como o gosto e o sumo da manga-rosa – e o desfrute dos alimentos.

Também tendo a brasilidade como premissa, a Colorado apresentou recentemente o seu novo rótulo. Com a tradição de sempre apostar em elementos tipicamente brasileiros em suas receitas, a cervejaria de Ribeirão Preto resolveu uni-los aos ingredientes básicos de uma cerveja e, principalmente, à cultura nacional. Criou, assim, a Tropicana, que homenageia Alceu e traz a sua foto no rótulo.

Leia também – A homenagem da Dogma à música “que Chopin não fez”

Essa “harmonização” entre cultura, cerveja e ingredientes brasileiros promovida pela Colorado rendeu a sua nova Fruit Beer. E a Tropicana, assim, além de água, malte, lúpulo e levedura, leva cajá e umbu. Juntos e misturados, como Alceu faz com diferentes estilos musicais, rendem um sabor frutado ao rótulo com 4,3% de teor alcoólico e 10 IBUs.

A escolha pela emblemática “Morena Tropicana” para dar nome ao rótulo foi natural, até pela sua letra, como destaca Guilherme Poyares, gerente de marketing da Colorado, em entrevista ao Guia. Segundo ele, outras frutas citadas por Alceu na letra poderiam ter entrado na receita, embora a escolha tenha sido o cajá e o umbu.

“Morena Tropicana traz diversos ingredientes tipicamente nacionais. É a canção perfeita para representar o que fazemos em nossas cervejas. Entre tantas frutas tipicamente brasileiras, qualquer uma delas poderia fazer parte de nossa receita”, afirma.

O profissional da Colorado ressalta, porém, que a opção por cajá e umbu não foi fortuita, sendo definida a partir da busca pelo baixo amargor e teor alcoólico do rótulo, além de se inserir em um contexto de apresentar ingredientes que, embora tenham a brasilidade como marca, nem sempre são tão conhecidos pelos cervejeiros.

“Sempre procuramos trazer para nossas receitas ingredientes tipicamente brasileiros. Em algumas, usamos elementos já tradicionais e conhecidos das pessoas. Em outras, buscamos algo novo e não tão difundido em todas as regiões do Brasil”, comenta Guilherme, para depois acrescentar.

“Escolhemos o umbu e o cajá para deixar todos os gostos e sabores mais harmonizados nessa Fruit Beer. Queríamos fazer uma cerveja com um sabor frutado e um leve dulçor, com um teor alcoólico e um amargor baixo. E isso só seria possível com essa mistura”, complementa o executivo.

A panela de Alceu
De São Bento do Una, entre o agreste e o sertão pernambucano, Alceu Valença é um dos representantes mais expressivos do pós-bossa-nova na música popular brasileira, misturando aspectos bem associados ao Nordeste e sua música – como o baião, o coco, o frevo, o maracatu e o repente – com traços de blues, pop e rock. Assim, projetou um estilo único. E sempre chamou a atenção em seus shows por apresentar traços que lembram espetáculos circenses.

Mais brasileiro impossível, como entendeu a Colorado ao associá-lo diretamente ao novo rótulo. “Para nós, uma boa cerveja não é feita apenas com água, malte, lúpulo e levedura. Ela pode ter muitos mais gostos e sabores, sempre explorando tudo aquilo que a biodiversidade do Brasil pode dar”, aponta Guilherme. “E se existe algum artista que consegue representar tudo isso em suas canções, sempre destacando a cultura brasileira, esse é Alceu Valença. Ele mostra tudo aquilo que qualquer rótulo de Colorado tem de melhor: a brasilidade.”

Uma das maiores e mais conhecidas marcas do mercado de artesanais, a Colorado parece não ter focado apenas na brasilidade para homenagear Alceu Valença, mas em toda a cultura musical. Afinal, como lembra Guilherme, a marca se tornou a cerveja oficial de um conhecido festival de rock em Ribeirão Preto.

“Estamos sempre em busca de novas possibilidades para as nossas cervejas. Desde o ano passado, somos a cerveja oficial do festival João Rock, em Ribeirão Preto. Desta vez, resolvemos ampliar nossa ligação com o universo musical, homenageando um dos principais cantores do país”, conclui o gerente de marketing da cervejaria.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password