fbpx
breaking news New

Budweiser “conserta” antigos cartazes machistas

Budweiser "conserta" cartazes
Marca adaptou suas antigas campanhas ao contexto atual: em que mulher e homem dividem espaços simbólicos em pé de igualdade

Às vezes de maneira certeira, outras atrasada, e outras ainda desastrada, a publicidade acaba funcionando como um “termômetro” dos valores vigentes em cada época. Como parte de sua campanha da semana das mulheres desse ano, ao fazer um exercício de olhar criticamente para o seu passado, a Budweiser “conserta” anúncios das décadas de 1950 e 1960 adaptando-os ao contexto atual: em que mulher e homem dividem espaços simbólicos em pé de igualdade.

De maneira simplista, para que uma marca venda algo para determinado público, é preciso fazer com que ele se identifique com o produto, com sua proposta e com os atributos que ela pretende externar. Nas décadas de 1950 e 1960, a lógica publicitária legitimava comportamentos hoje considerados desiguais e machistas. A Budweiser não escapava a essa tendência, com posters que ilustram situações em que a mulher aparece em posição de submissão em relação ao homem, servindo-o de uma Bud.

Situações cotidianas

As peças antigas mostram situações cotidianas, em que a mulher estava em posição claramente desvantajosa e subserviente. No primeiro anúncio recriado, de 1956, a mulher que esperava o homem voltar para casa dá lugar a uma que vai se encontrar com as amigas em um bar. O original dizia que a mulher “se casou com dois homens”, se referindo ao “eu interior” do marido. Assim, para “agradar o eu interior”, servir uma Bud ao marido seria a receita ideal. Já na nova, lê-se a frase “She’s got it all”, algo como ela tem tudo o que ela precisa.

Publicidade

Na segunda peça, de 1958, a imagem mostra uma mulher servindo cerveja para um marido que conserta bugigangas com um martelo à mão. A nova versão mostra o casal dividindo a cerveja e comendo uma pizza encomendada – sem impor funções específicas aos gêneros.

Por fim, uma terceira peça, de 1962, mostra um marido chegando do trabalho com cerveja em mãos, enquanto sua mulher preparava a comida. A Budweiser “conserta” a cena excluindo o marido e retratando uma mulher é independente. A chamada diz: “É sexta-feira, dia de beber uma Budweiser gelada e aproveitar um tempo para si“.

A Skol e o corpo

Dois anos atrás, a Skol tomou medida semelhante ao rever seus cartazes que exploravam o corpo feminino com apelo sensual. Na ocasião, a marca convocou artistas mulheres para criar versões “empoderadas” das mulheres retratadas em seus posters. Em paralelo, promoveu uma campanha para vasculhar bares em busca de cartazes machistas a serem substituídos.

Leia também:

https://guiadacervejabr.com/nova-identidade-lohn-bier/

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password