fbpx
breaking news New

Solidariedade e homenagem à Unicamp coroam sucesso da colab Ciclo Básico

barão geraldo
Cervejarias de Barão Geraldo resgatam sentimento comunitário em colab beneficente para o HC da Unicamp (Foto: Rodolfo Trevisan)

Três cervejarias de Barão Geraldo, o acolhedor bairro de Campinas que abriga a Unicamp, conseguiram juntar no lançamento da colaborativa Ciclo Básico valores caros à comunidade cervejeira: ao mesmo tempo em que homenageia o bairro, contribui com a sociedade e valoriza o produtor local.

Leia também – Com Imperial Stout colaborativa, cervejarias dos EUA se unem contra racismo

Em uma iniciativa conjunta, Tábuas, Garimpero e Confra lançaram na quinta-feira passada uma APA. O rótulo faz referência ao conjunto de prédios onde são ministradas as disciplinas básicas para a maioria dos alunos da universidade, tendo como propósito reverter parte da renda obtida com a colaborativa para o Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp.

A ideia surgiu de uma conversa sobre iniciativas de cervejarias que reverteram algum benefício para a sociedade nesse período de crise sanitária e financeira. “Comentamos sobre a All Together, que uma cervejaria de Nova York lançou com o intuito de arrecadar fundos para ajudar os trabalhadores do setor de bares e restaurantes”, afirma Alexandre Leme, sócio da Tábuas.

Publicidade

“Como nós, cervejarias artesanais, temos um alcance local, a ajuda ao HC foi algo natural”, acrescenta ele, que vinha observando pedidos de ajuda ao hospital nas redes sociais. “Não tem nem o que pensar, tem que ser uma doação para o HC na ajuda no combate à Covid-19”.

A união entre valorização da comunidade local e solidariedade se revelou tão boa que, em quatro dias, os mil litros da APA produzida na fábrica da cervejaria Cogumelo (também em Campinas) se esgotaram.

“Foi o recorde. Nunca houve um caso desses, de lançar a cerveja e acabar em tão pouco tempo. O pessoal abraçou mesmo a causa”, celebra Alexandre, lembrando da grande procura e entusiasmo por parte de ex-alunos da universidade.

O sócio da Tábuas avalia que o consumo engajado por parte do público se somou à solidariedade e ao apoio ao negócio local. “Justamente a cerveja que está ajudando foi a que vendeu mais rápido, e tivemos a semana de melhor faturamento durante a pandemia”, comenta.

Segundo Alexandre, as cervejarias de Barão Geraldo já planejam um segundo lote da Ciclo Básico para os próximos meses. As doações a serem repassadas para o HC da Unicamp estão sendo contabilizadas e devem totalizar aproximadamente R$ 6 mil.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password