fbpx
breaking news New

Colombina conquista principal prêmio da final da Copa Cerveja Brasil

Premiação da disputa promovida pela Abracerva foi realizada no Instituto da Cerveja Brasil

A Colombina conquistou o título de melhor cerveja da edição de 2023 da Copa Cerveja Brasil, evento organizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). A premiação, realizada em São Paulo nesta sexta-feira, consagrou a Colombina Cold Brew Lager como a Best of Show da etapa final da terceira edição da competição.

A disputa final da Copa Cerveja Brasil reuniu 300 rótulos premiados nas etapas regionais. E a busca pelo status de melhor cerveja envolveu as 18 que conquistaram ouro em São Paulo. Entre elas, a ganhadora foi a Colombina Cold Brew Lager, que já havia triunfado como melhor speciality, cofffee, field, chocolate, herb and other ingredients. Ela é produzida em Aparecida de Goiânia (GO), sendo uma Pilsen com infusão a frio de café.

Leia também – Lata da West Coast IPA da Complô é eleita a mais bonita do Brasil

A Colombina já havia se destacado na etapa do Centro-Oeste da competição, conquistando sete medalhas, incluindo duas de ouro, o que assegurou a presença de todas essas cervejas na final. E além da vitória com a Cold Brew Lager, a Colombina levou uma medalha de prata em São Paulo com a Gynhattan, uma American Wheat com cagaita, na categoria de Fruit Beers.

A medalha de prata na categoria Best of Show da etapa final foi para a cerveja Efeito Pigmaleão #2, da Pineal, de Sorocaba (SP), que tem como base o estilo Saison com fermentação mista, envelhecido por 16 meses em barris de carvalho francês.

A medalha de bronze na disputa pela Best of Show foi para uma cerveja não alcoólica: a Wave, da Falke Bier, de Ribeirão das Neves (MG), uma Catharina Sour produzida com adição de goiaba.

Publicidade

A etapa final da Copa Cerveja Brasil foi marcada pela diversidade de premiados, com nenhuma cervejaria conquistando mais de uma medalha de ouro nesta sexta, no Instituto da Cerveja Brasil. E todos os vencedores receberão inscrições gratuitas para o World Beer Cup de 2024, um dos concursos mais prestigiados do mundo, realizado nos Estados Unidos pela Brewers Association, a associação de cervejas artesanais e independentes do país.

A disputa da final em São Paulo marcou o encerramento da terceira edição da Copa Cerveja Brasil, a primeira a ocorrer com etapas regionais, tendo começado em julho, avaliando cervejas do Sudeste, depois passando por Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sul. Ao todo, a competição avaliou 1.125 amostras de 158 cervejarias de 19 estados em suas etapas regionais.

“Ao longo de todo o segundo semestre rodamos o Brasil realizando as etapas regionais, defendendo a apoiando as cenas cervejeiras locais, valorizando os produtos e as pessoas de cada região e trabalhando para unir o segmento”, destaca o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

A Copa Cerveja Brasil faz parte do road show Conexão Cerveja Brasil, que, além do concurso, inclui a realização de congressos e encontros nas cinco regiões do país. Em São Paulo, também ocorreu o evento Observando Cerveja, realizado paralelamente à reunião do Observatório da Gastronomia de São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi.

Uma parceria da Abracerva com o grupo educacional Anima, o Observando Cerveja proporcionou conhecimento e experiência sobre a bebida para profissionais da área da gastronomia, incluindo degustações com café, cerveja e chocolate.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password