10 destaques do IPA Day Brasil em 2019 | Guia da Cerveja
Últimos destaques Novo

10 destaques do IPA Day Brasil em 2019

Festival em Ribeirão Preto reuniu 40 rótulos feitos por 27 cervejarias diferentes. Confira o que foi destaque

Um dos principais eventos do mundo dedicado ao estilo de cerveja que virou febre mundial, o IPA Day Brasil reuniu duas mil pessoas no último final de semana, em Ribeirão Preto. Foram 40 rótulos feitos por 27 cervejarias diferentes, como Bodebrown, Dogma, Dortmund BierGoose IslandInvicta, Juan Caloto, St.Patrick´s BeerTarantinoAvós e Molinarius, entre outras.

Leia também – Após se consolidar em Ribeirão, IPA Day Brasil mira expansão nacional

O sommelier de cervejas Rodrigo Sena, jornalista colaborador do Guia e também do canal Beersenses, que esteve no IPA Day Brasil 2019 a convite da organização, preparou uma avaliação de diferentes aspectos do festival, desde os rótulos servidos até a organização e a experiência dos visitantes.

Para você que foi ao festival, é uma oportunidade de comparar sua opinião com a dele. E, para você que não foi, é uma ótima chance de se informar sobre o evento a partir da análise de um especialista. Confira, a seguir, 10 avaliações sobre o IPA Day Brasil feitas pelo sommelier Rodrigo Sena.

1- Os Rótulos
A variedade e a qualidade das cervejas servidas no IPA Day Brasil, segundo o especialista, foram um dos pontos mais marcantes do festival. “A curadoria do IPA Day Brasil se supera a cada ano. Não havia cerveja ruim, todos os 40 rótulos tinham qualidade. Outro ponto forte do evento foi a diversidade de sabores e variedade de estilos”, conta Rodrigo Sena.

2- A Revelação
A  St. Patrick´s Beer estreou no festival levando sua American IPA. E fez sucesso. “A cervejaria ofereceu uma excelente American IPA, bem tradicional, com brilho de Citra e Mosaic, em uma cama de maltes muito bem elaborada. Foi uma verdadeira estreia de gala”, avalia o sommelier.

3- A Popular
A cervejaria Avós, especializada em Lagers, apresentou sua Dizygotic IPL, uma Double New England India Pale Lager que foi muito elogiada pelos visitantes do festival. “Essa India Pale Lager foi muito bem recebida pelo público, tanto que foi uma das que acabou primeiro. E ela estava realmente boa, uma explosão de sabores com a leveza da Lager, em mais um excelente trabalho da Avós”, destaca.

4- A Inusitada
Para o sommelier, a Gose Black IPA com morangos e algas marinhas, uma colaborativa entre as cervejarias Weird Barrel e Japas, foi o destaque de sabores inusitados no festival. “Uma cerveja improvável, surpreendente, com uma explosão de sabores que vão desde a acidez marcante, passando pelas frutas vermelhas e o salgado de uma Gose reforçado pelas algas. Não é uma cerveja de fácil compreensão, mas é realmente muito inusitada e com muita qualidade. Vejo um alto potencial de harmonização para essa cerveja com diferentes tipos de pratos, realmente espetacular.”

Publicidade
A Sazai Oni, uma IPA com morangos e algas marinhas: ácida, frutada e salgada

5- O Lançamento
A Dortmund Bier lançou no festival a Black Elephant, uma Black IPA que foi muito bem recebida pelos hopheads. “Uma IPA escura, com lúpulos marcantes, mas que não deixou passar em branco os sabores dos maltes tostados e torrados. Essa união foi muito bem explorada na Black Elephant, que caiu no gosto do público. Só ouvi elogios a respeito dela”, conta Rodrigo.

6- A Experiência como Visitante
A organização e o atendimento durante o festival foram outros destaques positivos, segundo avalia o sommelier. “Impressionante um evento cervejeiro desse tamanho não ter filas em nenhum ponto, nem para pegar cervejas, nem para ir ao banheiro, nem para comer. Também havia muitos pontos gratuitos de água para beber e lavar o copo”, ressalta Rodrigo, elogiando a produção do evento. “Fica evidente que a organização se preocupou muito com o conforto dos visitantes.”

7- Um Ponto de Melhoria
Para o sommelier, porém, há um ponto de melhoria para o evento. “As informações do guia de rótulos que foi distribuído são excelentes, mas na minha opinião o formato de livreto dificulta um pouco o manuseio e a leitura durante um evento onde você fica a maior parte do tempo em pé e com uma das mãos ocupada. O guia poderia também ter uma versão digital para ser acessada por app”, salienta Rodrigo. “Isso não comprometeu a boa experiência dos visitantes neste ano, mas poderia melhorar”.

Visitantes fantasiados curtiram e
foram uma atração à parte

8- Festa Completa
Na avaliação do sommelier, o IPA Day Brasil ofereceu uma opção completa de entretenimento. “As cervejas são as estrelas da festa, mas o que está ao redor é muito importante. Os jogos disponíveis foram legais, as bandas foram muito boas, com variedade de repertório e qualidade no som. Na praça de food-trucks houve opções variadas, com preço justo, em uma quantidade compatível com o tamanho do evento. E os próprios visitantes fantasiados foram uma atração à parte. Foi realmente um festival completo”, detalha.

9- A Decepção
O rótulo Sabará, uma Sour IPA com jabuticaba da renomada cervejaria Colorado, não foi tão bem avaliado pelo sommelier. “Não havia defeitos, mas a cerveja estava neutra, sem variedade de sabores e com baixa acidez para uma Sour. A jabuticaba ficou um pouco perdida, não mostrou a que veio. Para mim foi uma decepção em função da boa expectativa que sempre tenho sobre os rótulos da Colorado.”

10 – A Número Um
E, para finalizar, o sommelier avalia qual foi a melhor cerveja do festival: a Ano Um, uma colaborativa entre a Tarantino e a norte-americana Stone Brewing. É uma American IPA com coco e jambu que possui menos de 1 IBU. “Pode parecer incoerente, mas o amargor extremamente baixo faz toda a diferença nessa American IPA, dando espaço total para as notas frutadas (amareladas e cítricas) dos lúpulos, enriquecidas pelo dulçor amadeirado do coco e pelo herbal inusitado do jambu. A cerveja tem uma sutileza espetacular. Para mim foi a melhor do lineup deste ano do IPA Day Brasil”, conclui.


0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password