fbpx
breaking news New

Por expansão em Minas Gerais, Eureka abre centro de distribuição em Juiz de Fora

eureka juiz de fora
Empresa armazenará produtos como maltes, lúpulos e leveduras no espaço localizado na Zona da Mata

Considerada um dos principais polos cervejeiros de Minas Gerais e mesmo do Brasil, Juiz de Fora agora passa a contar com um centro de distribuição da Eureka Insumos Cervejeiros, uma iniciativa que deve contribuir para o adensamento do setor na região da cidade localizada na Zona da Mata, também aumentando a presença da empresa, que inaugurou o espaço na última sexta-feira (19).

O centro de distribuição de Juiz de Fora é o terceiro da Eureka, que já estava instalada em Sorocaba (SP), onde fica a sua sede, e em Araquari (SC). Recém-inaugurado, o espaço, na cidade do interior mineiro, está instalado em uma área de 300 m², com a expectativa de expansão.

Leia também – Como barris de madeira provocam sabores diferenciados nas cervejas

No centro de distribuição de Juiz de Fora, a Eureka contará com maltes, desde os mais básicos até os especiais, além de lúpulos e produtos como leveduras, enzimas, clarificantes, estabilizantes e sanitizantes do AEB Group, empresa da qual é a distribuidora oficial no Brasil.

“Esperamos alavancar o atendimento às cervejarias da região. Já tínhamos vários parceiros na região, remetendo os produtos de Sorocaba. Agora, estamos mais próximos e ganhamos em agilidade. Às vezes, as cervejarias artesanais precisam do produto com urgência. Assim, teremos condições de atendê-las com mais eficiência e rapidez”, diz o CEO da Eureka, Dario Occelli, em entrevista à reportagem do Guia durante a inauguração do espaço.


A escolha de Juiz de Fora foi estratégica em função da sua localização, próxima a capitais importantes, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, e pela expansão do mercado de cervejas artesanais na região. A Eureka também promete oferecer preços mais competitivos aos clientes de Minas Gerais a partir da instalação do centro de distribuição em Juiz de Fora, pela redução dos custos com frete e impostos. Assim, estimando ter, hoje, 260 clientes no Estado, entre cervejarias e produtores caseiros, a empresa acredita que deverá ampliar esses números em breve.

“Reduzimos o custo do frete, que é um calcanhar de Aquiles da distribuição. Atenderemos as regiões da Grande BH, da Zona da Mata e mesmo o Rio de Janeiro. Conseguiremos uma diminuição do custo de mais de 60% do frete. Também tem a diferença do Difal. Nos tornamos, assim, muito competitivos”, aponta o CEO da Eureka.

Parceira da Eureka, o AEB Group também vê com bons olhos a chegada da empresa de insumos cervejeiros a Juiz de Fora, pela possibilidade de aumentar a sua presença no mercado mineiro. “É importante garantir a presença dos produtos da Eureka e dos nossos nesse mercado. E se trata de um ponto estratégico, por estar em Minas Gerais, com a proximidade do Rio de Janeiro. Esperamos promover o crescimento do setor na região, com a AEB fazendo parte disso”, afirma Moisés Barinotto, diretor da AEB no Brasil.

Publicidade

A instalação da Eureka em Juiz de Fora também é vista sob a perspectiva da consolidação da indústria cervejeira pela administração pública. Afinal, além de Juiz de Fora já contar com cerca de 30 marcas artesanais, recentemente o Ardagh Group, anunciou a instalação de duas fábricas na cidade, para produção de latas e garrafas. Agora, a expectativa é de que os cervejeiros locais tenham acesso facilitado aos insumos.

“A Eureka se instala em uma região que tem vocação para a cerveja. Mantemos a tradição de um polo cervejeiro há décadas. Estamos numa situação logística singular, perto da capital de três estados. Temos um porto seco que permite a realização do desembaraço alfandegário, com uma conexão alfandegária direta com o Rio de Janeiro, permitindo uma compra de maior volume”, diz Ignacio Delgado, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo de Juiz de Fora.

A cadeia cervejeira fica adensada. Em breve, se instalará a Ardagh para produzir embalagens, aproveitando que em Juiz de Fora temos grande reserva de alumínio e de quartzo. Isso se junta com mercado de consumo e condição logística muito favorável

Ignacio Delgado, secretário de Juiz de Fora

Outros planos da Eureka
Além da abertura de um centro de distribuição em Juiz de Fora, a Eureka tem outros planos de expansão para os próximos meses. A companhia, inclusive, trabalha com a perspectiva de contar com uma estrutura semelhante em outro estado do Sudeste, a ser inaugurada na primeira metade de 2023.

Ainda para 2022, a Eureka pretende apresentar novidades que deverão ser mais perceptíveis pelo consumidor de cervejas. A empresa vai lançar rótulos próprios, fabricados com os seus próprios ingredientes, começando por uma Premium Ale, a Red Flag.

“Realizamos o desenvolvimento de receitas específicas, para um público que gosta de uma cerveja diferente. Vamos desenvolver 6 rótulos. O primeiro é uma Premium Ale, a Red Flag. Depois virão outros rótulos, em edições limitadas. São cervejas para amantes e degustadores, com ingredientes 100% da Eureka e da AEB, nossa parceira, em edições comemorativas”, explica Occelli.

A Eureka também prevê, para novembro, a abertura de um espaço em São Paulo, no bairro Vila Madalena, onde exibirá produtos dos seus parceiros, que poderão realizar lançamentos e eventos.

Iremos inaugurar o Empório Eureka na Vila Madalena. É um espaço onde os parceiros, que produzem com nossos ingredientes, poderão expor seus produtos. É um showroom para eles. Também pode ser um espaço para eventos, como lançamentos de rótulos. É uma maneira de a Eureka reforçar a parceria com as cervejarias

Dario Occelli, CEO da Eureka

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password