fbpx
breaking news New

O que pensa o Guia: É preciso se envolver na luta por inclusão racial no setor

Setor precisa se engajar e realizar ações práticas que o transforme e garanta mais diversidade

Realizar a pesquisa “Participação de pessoas negras na indústria da cerveja” foi um exercício de transformar uma realidade amplamente falada, mas pouco documentada até então, em números, tabelas e gráficos que evidenciam a exclusão de uma parcela significativa da população no setor. O estudo, assim, apenas quantifica o que muitos já sabem: a falta de inclusão racial é uma triste realidade para aqueles que enfrentam diariamente o preconceito e a falta de oportunidades.

Não à toa, profissionais negros do setor cervejeiro, ao serem abordados pela equipe do Guia para avaliarem a pesquisa, repetiram uma frase: “não é surpresa”. Afinal, são eles que experimentam, em seu cotidiano, uma exclusão e violência que permeiam diferentes esferas de suas vidas: econômica, social, educacional e política.

Acesse a pesquisa Participação de Pessoas Negras na Indústria Cervejeira

Essa realidade não é diferente na indústria cervejeira, marcada recentemente por eventos que enfatizaram a urgência do tema, como a mudança na gestão da principal associação do setor de artesanais e uma operação policial após um incidente de racismo em uma renomada festa cervejeira nacional.

Além disso, os resultados da pesquisa acentuam a exclusão das pessoas negras em diferentes aspectos. Seja pela baixa presença de lideranças negras (68% das cervejarias não possuem sequer um negro em cargo de liderança), pela ausência de canais de denúncia de casos de preconceito (52% dos estabelecimentos não possuem) ou pela falta de programas de recrutamento específicos para profissionais negros (apenas 17% implementaram ações nesse sentido).

Publicidade

A pesquisa revela, portanto, que muitas cervejarias não reconhecem a necessidade de promover políticas de inclusão entre seus colaboradores, tornando urgente a conscientização sobre a importância dessa prática.

Embora existam iniciativas na indústria cervejeira, é evidente que precisam ser aceleradas e disseminadas para aumentar o engajamento na ampliação da diversidade. E isso só ocorrerá se a questão racial for tratada como prioridade por cervejarias, associações, escolas cervejeiras e demais representantes do setor. Assim, é crucial proporcionar oportunidades a profissionais negros, incentivar a formação e dedicar tempo a essa temática.

Entender a realidade não deve se limitar à lamentação, mas sim a ações para modificar essa realidade. Isso deve ser uma missão, sob o risco de perpetuar o racismo em um mercado que almeja a diversidade, mas que mantém uma estrutura e lógica confortáveis para aqueles que propagam o racismo.

Para o Guia, os dados da pesquisa destacam a necessidade de uma comunicação mais inclusiva, dando visibilidade às necessidades dos negros no setor e às suas conquistas, incorporando essas questões às pautas cotidianas. Nossas escolhas devem ser guiadas pela representatividade e inclusão racial.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password