fbpx

Balcão Beersenses: A harmonização que faz sentido nesta Páscoa

Todos os anos, na semana da Páscoa, as pessoas me procuram para perguntar sobre qual cerveja harmoniza com os peixes da Sexta-Feira Santa e com os chocolates do domingo. Para mim sempre foi prazeroso criar harmonizações para esse feriado, pois há muitos desafios nos pratos com peixes e muito território a ser explorado no chocolate. Todo ano era assim.

Leia também – 5 rótulos para acompanhar chocolate na Páscoa

Mas neste ano não será. Eu estava com a missão de escrever uma coluna para o Guia sobre as harmonizações para a Páscoa. Mas, quando sentei para pensar no assunto, algo não me soou bem. Quando comecei a pensar e a desenhar as harmonizações, senti como se estivesse fazendo a coisa errada.  

Esta Páscoa será completamente diferente de todas as outras que já vivemos. Estamos em isolamento, em casa, preocupados com os rumos do que está acontecendo, e com grandes incertezas acerca do futuro. Não teremos a família toda reunida, não poderemos viajar, não iremos comer o tradicional bacalhau naquele tradicional restaurante, não teremos as crianças procurando pelos ovos de chocolate no domingo. Pior do que isso: há muita gente sofrendo, doente, com a perda de entes queridos, com a falta de dinheiro e até mesmo com a fome.

Diante de um cenário desses, como pensar em harmonizações de cervejas para o feriado de Páscoa? Como imaginar que pode haver alguma celebração nesse momento? É difícil pensar nisso, mas há motivos para fazermos dessa Páscoa um momento bom, de retomada, de reconstrução.

Publicidade

A Páscoa cristã se baseia numa tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Na Bíblia cristã, Jesus ressuscitou no domingo, três dias após sua morte.

Independentemente da religião que você tenha, essas histórias são boas parábolas para uma analogia aos nossos tempos. Estamos vivendo um sofrimento intenso, como o de um povo escravizado ou de um líder crucificado, mas precisamos acreditar que haverá liberdade e renascimento em breve.   

Por isso, ao invés de propor harmonizações de cervejas para o feriado, eu proponho a vocês harmonizações de sentimentos. Esteja você onde estiver, esteja com quem estiver. Vamos aproveitar o feriado para harmonizar nossos sentimentos com as pessoas que amamos. Vamos buscar formas virtuais de estar próximos da família e dos amigos. Podemos buscar formas de celebrar a vida, de reforçar a esperança, sem otimismo alienado, com a consciência de que o momento é difícil, mas sabendo que haverá um domingo de renascimento logo ali na frente.

Então minha sugestão de harmonização para a Páscoa é:

Prepare o prato de comida que você puder preparar, compre a cerveja que você puder comprar (se puder), sente à mesa com quem você puder sentar (seja presencial ou virtualmente) e converse sobre assuntos agradáveis. Conte piadas, relembre os bons momentos, lembranças engraçadas que tiveram juntos. Vibre com boas energias. Passe os dias do feriado vendo filmes alegres, dance com músicas animadas, cante.


Rodrigo Sena é jornalista, sommelier certificado em tecnologia cervejeira com especialização em harmonizações e responsável pelo canal Beersenses

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password