fbpx
breaking news New

Heineken apresenta relatório sustentável e mira 100% de energia renovável no país

heineken sustentabilidade
Documento com 25 páginas reúne todas as ações da companhia no ano passado, iniciativas deste e as novas metas para o futuro

O Grupo Heineken no Brasil divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade referente ao período 2019/2020. O documento com 25 páginas reúne todas as ações da companhia no ano passado, iniciativas deste e as novas metas para o futuro, como ter 100% de consumo de energia renovável em todas as suas cervejarias brasileiras até 2023.

Leia também – ‘As pessoas esperam respostas das empresas na crise’, diz gerente da Heineken

Toda a atuação nessa frente engloba-se no Movimento Mais com Menos, que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e foi baseado na estratégia global da companhia. Com ele foi possível registrar marcos expressivo no ano passado.

“O ano passado marcou nossos compromissos de sustentabilidade e a divulgação do Movimento Mais com Menos, o qual traduz de maneira clara o que acreditamos: uma filosofia de negócios que valoriza colaboração, parceria, partilha de ideais e, acima de tudo, senso de responsabilidade”, aponta Ornella Guzzo Vilardo, gerente sênior de sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

O Movimento Mais com Menos é formado por três frentes de atuação: Pessoas, Planeta e Prosperidade. Estes, por sua vez, têm dois sub pilares: promoção do consumo equilibrado de álcool e da saúde e segurança em Pessoas; proteção de recursos hídricos (Every Drop) e redução de emissões de CO2 (Drop the C) em Planeta; e sustentabilidade na cadeia de fornecimento e crescimento com as comunidades em Prosperidade.

Consumo equilibrado
Foi ao som dos músicos Rael e Marissol Mwaba, com canção produzida pelo também cantor e compositor Fióti, que a marca lançou uma plataforma dedicada ao consumo equilibrado de álcool em 2019. As ações associadas ao tema foram alvos de sólidos investimentos da companhia e se concentraram no Day After Project (ou Projeto do Dia Seguinte).

No período, em parceria com a consultoria de inovação Maker Brands, também foi lançado o WeLab. Trata-se de uma experiência imersiva com metodologia inédita e exclusiva da cervejaria focada em jovens entre 18 a 24 anos.

O grupo também quis garantir que seus eventos fossem realizados de forma ainda mais responsável. Com isso, elaborou dois manuais para guiar os cuidados ambientais e sociais da empresa em eventos próprios e de terceiros: O Manual de Boas Práticas em Eventos Sustentáveis e o Manual ABA de Boas Práticas pelo Fim do Assédio em Eventos.

Ações de impacto
Em termos ecológicos, a Heineken garante ter aumentado em 25% o conteúdo reciclado em caixas garrafeiras, volume inédito nas operações da cervejaria, além de avançar significativamente no uso de material reciclado em suas garrafas PET.

Com a ação Volte Sempre, por sua vez, engajou mais de 900 pessoas a triturar cerca de 31 mil garrafas de vidro em máquinas especiais da 4Glass, disponibilizadas em unidades dos supermercados do Grupo Pão de Açúcar em São Paulo – e com com cashback Méliuz.

Já com a startup SO+MA a companhia engajou 4.000 famílias a mudar comportamentos em relação à reciclagem, por meio de um programa de fidelidade, que estimula a economia circular e o desenvolvimento local.

Publicidade

Realizado pela Administração da ilha de Fernando de Noronha, em parceria com a Menos 1 Lixo e Iönica, o programa Noronha Plástico Zero tornou a ilha a primeira do Brasil a ser totalmente livre de materiais plásticos descartáveis.

No período, a companhia ainda teve a adesão de 100% do time de logística e 93% do time das cervejarias ao programa 12 Regras que Salvam Vidas (Life Saving Rules – LSR, na sigla em inglês), disseminado mundialmente e que garante a integridade e bem-estar dos colaboradores.

De olho na redução das emissões de carbono, a Heineken investiu na diversificação de transportes para a distribuição de seus produtos. Em 2019, foram 2.310 viagens por meio da navegação de cabotagem, o que representa a redução de mais de 1.300 toneladas em emissões de CO2. Com a frente ferroviária, outras 39 toneladas de carbono deixaram de ser emitidas. E, com a instalação de 25 empilhadeiras elétricas, foram 1.300 toneladas a menos em emissões de CO2.

O uso de energia elétrica no transporte em veículos de carga também tem se expandido em uma parceria com a JAC Motors Company. O próximo passo é implementar cinco veículos desse modelo em 2021, reduzindo em 360 toneladas por ano as emissões de carbono.

Combate ao coronavírus
Com a pandemia da Covid-19 iniciada neste ano, a Heineken trabalhou em diversas iniciativas focadas na saúde física e mental de seus colaboradores. Uma delas foi a disponibilização de um canal de Saúde Corporativa, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender aqueles que apresentassem qualquer sintoma.

No período, o grupo também enfatizou as mensagens de consumo equilibrado de álcool e promoveu live com especialistas, inaugurando sua página de show case no Linkedin com artigos de especialistas e trabalhando conteúdos escritos, em vídeo e em formato de podcast, entre outras ações.

Em 2020, a companhia também participou de diversas parcerias com empresas de diferentes segmentos. Ao todo, foram investidos mais de R$ 16 milhões em iniciativas que incluíram a doação de pães, água e materiais hospitalares, além da criação de plataformas para ajudar bares e restaurantes a se manter durante o distanciamento social e retornar às atividades de maneira segura dentro das novas normas.

Próximos passos
Entre as metas globais apresentadas em seu relatório de sustentabilidade, até 2030, a Heineken se propõe a ter em sua produção 80% a menos de emissões e até 70% de energia renovável, além de tratar 100% dos efluentes. O grupo também estima que terá 20% a menos de emissões na distribuição e 100% de novos refrigeradores com padrões verdes até o final de 2020.

Entre as metas específicas para o Brasil, por fim, a empresa estabeleceu que terá 100% de consumo de energia renovável em todas as cervejarias até 2023 e se compromete a ter 7,3kg CO2 e em emissões da distribuição até 2021.

Para baixar o Relatório de Sustentabilidade 2019/2020  Heineken no Brasil, acesse: www.heinekenbrasil.com.br/media/1876/heineken_rs2019_pt-8.pdf.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password