fbpx
breaking news New

‘As pessoas esperam respostas das empresas na crise’, diz gerente da Heineken

Para Ornella Guzzo Vilardo, cenário atual reforçou a necessidade das companhias não se esquecerem da responsabilidade social

A paralisia de parcela relevante do poder público diante da crise do coronavírus e as necessidades provocadas pelos graves problemas econômicos e sanitários advindos da pandemia colocaram o setor empresarial em um papel importante na sociedade. É assim que a gerente de sustentabilidade do Grupo Heineken, Ornella Guzzo Vilardo, enxerga o cenário atual, apontando a necessidade de as companhias não se esquecerem de que possuem responsabilidade social.

“As pessoas têm expectativas sobre quais serão as respostas dadas pelas empresas e qual será o papel que elas desempenharão nos momentos de crise. Assim, companhias com valores fortalecidos e consolidados conseguem atuar com mais facilidade nesses períodos, fornecendo soluções em uma velocidade maior. Além disso, esses valores são trazidos à tona, elevando a consistência do que tem sido feito ao longo do tempo”, analisa Ornella.

Leia também – Entrevista: Heineken diz encarar pandemia com mais ‘ação do que comunicação’

A opinião da executiva foi apresentada durante o webinar BW TALKS: Iniciativas em Sustentabilidade. O encontro reuniu executivas de diferentes empresas e entidades para debater as iniciativas inovadoras e disruptivas para a proteção das pessoas e do meio-ambiente, em transmissão no Canal da Sobratema no YouTube.

A gerente da Heineken também reconheceu que as companhias da indústria de bebidas precisam ter preocupação com o impacto ambiental, especialmente aqueles causados pelas suas embalagens. Por isso, a sustentabilidade deve estar na pauta das suas ações.

“Para se ter um produto mais sustentável, é preciso avaliar toda a cadeia. A análise do ciclo de vida é essencial, a fim de entender todas as fases anteriores da produção até o consumo e descarte. Na indústria cervejeira, quando se olha todos os aspectos, o de maior impacto é a embalagem, especialmente a ‘one way’, que não retorna”, afirma a gerente de sustentabilidade da Heineken.

Durante sua participação no evento, a executiva também apresentou dados de uma pesquisa realizada em 2019, mostrando que 74% dos consumidores brasileiros se dizem extremamente preocupados ou preocupados com a sustentabilidade. No entanto, essa preocupação se traduz em comportamento apenas para 47% deles.

Assim, Ornella destacou que a sustentabilidade precisa estar sempre em pauta nas diferentes esferas da sociedade. “Infelizmente, de um modo geral para o grande público, o conceito de sustentabilidade refere-se apenas à reciclagem e ao evite o desperdício, ou seja, um repertório reduzido, uma vez que a sustentabilidade é muito maior do que esses dois fatores.”

Ações durante a pandemia
A Heineken vem realizando diversas parcerias durante a crise, como a iniciativa com a Wickbold, que busca o fornecimento de malte para a produção e entrega gratuita de 1 milhão de pães. E a com a Unilever, que ajudou com o fornecimento de álcool para a formulação de produtos que formaram kits higiênicos doados em São Paulo e no Amapá.

Em outra ação, a Heineken colaborou com o Hospital Albert Einstein na criação de um aplicativo que busca garantir a segurança e saúde das pessoas no retorno dos bares e restaurantes.

Já o programa Day After Project foi ampliado nesse período, trazendo conteúdos com a participação de especialistas em forma de conversas. Eles abordaram temas relacionados à saúde mental, à saúde emocional e ao consumo de álcool durante a pandemia.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password