fbpx
breaking news New

Oficina de cerveja atrai artesãos de outros ramos em Heliópolis

oficina cerveja heliópolis
Membros e parceiros da Acerva junto com moradores de Heliópolis brassando uma Witbier, em oficina realizada em 7 de setembro

Sábado, 7 de setembro e feriado de Independência, foi dia de profissionais de diversos ramos, incluindo artesãos e artesãs de produtos alimentícios, mudarem um pouco de ares e se jogarem no universo da cerveja na comunidade de Heliópolis.

Em parceria, a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas) e a Associação dos Cervejeiros Artesanais de São Paulo (Acerva Paulista) ministraram uma oficina de produção de cerveja caseira para moradores da região.

Leia também: Oficina pode ser semente para marca própria em Heliópolis

Localizada na Zona Sul de São Paulo, Heliópolis é a maior comunidade da cidade, com cerca de 100 mil habitantes. Como a maioria delas, batalha contra o desemprego e o subemprego, e a Unas enxerga em oficinas como essa a possibilidade do despertar de interesses profissionais nos participantes.

“Tinha gente muito interessada no processo, que já tinha tido algum contato com a cultura cervejeira pela internet, mas tinha gente que não tinha contato nenhum”, afirma Rodrigo Jordão da Rosa, presidente da Acerva Paulista.

Publicidade

Segundo ele, parte do público era composto por boleiras, salgadeiros, confeiteiros com experiência em outros processos artesanais de produção. “Tinha gente que era boleira, que faz linguiça, chocolate. É gente que já é meio artesão”, acrescenta Rodrigo.

No início, os membros da Acerva fizeram uma palestra sobre conceitos básicos e processos de produção. Em seguida, mão na massa: moer insumos e cozinhar. “Fizemos uma Witbier, que agora está fermentando lá. Em breve vamos engarrafar e, em outubro, ela fica pronta.”

Para o presidente da Acerva Paulista, a escolha da Witbier serve tanto para difundir novas possibilidades desconhecidas pela maior parte do público quanto para quebrar o “mito” do puro malte. “Era legal mostrar outras coisas, usamos o trigo sem maltar, deixando claro que foi uma escolha nossa.”

Levar o interesse pela cultura cervejeira adiante é o fruto que se colhe de uma iniciativa como essa, segundo complementa Rodrigo. “Se alguns ali passarem a se interessar pela cultura cervejeira, nossa missão foi cumprida.”

O equipamento básico para produção caseira usado para a produção na oficina foi doado à Unas, e está à espera de novas brassagens.

Reviewer overview

' - /10

Summary

0 Bad!

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password