Balcão da Mimosa: Dá para juntar cerveja e chocolate na Páscoa? | Guia da Cerveja

Balcão da Mimosa: Dá para juntar cerveja e chocolate na Páscoa?

Cerveja e chocolate fazem uma excelente combinação. Não só é possível uni-los, como conseguimos sabores incríveis. Assim como para harmonizar cerveja e chocolate, seguimos dois caminhos para utilizar a bebida como ingrediente do seu doce: por similaridade ou contraste. Ou seja, podemos combinar as notas da cerveja com o chocolate ou complementar com um sabor oposto, o que muitas vezes nos oferece um terceiro sabor único.

E por que chocolate e cerveja combinam tanto? Pois os dois equilibram dulçor e amargor de acordo com as suas proporções. Com isso, devido à variedade de intensidade, sabor, aroma e textura, cada tipo de chocolate que utilizarmos pode ou não combinar com determinado tipo de cerveja.

Para uma receita especial de Páscoa, escolhi a Baden Baden Stout (uma Extra Stout) por ter um aroma muito rico e complexo, com suas notas frutadas, de chocolate, caramelo e café, que casaram muito bem com nossa receita campeã de pedidos desta Páscoa: Ovo de Páscoa com Casca de Brownie e Recheio de Brigadeiro. 

Na nossa receita, a Stout foi a que melhor se encaixou pelo sabor rico e intenso. Bem encorpada, ela é uma cerveja que tem um equilíbrio muito bom, o que nos trouxe um sabor intenso para o brownie com chocolate meio amargo.

Para a receita, se você vai utilizar o chocolate ao leite, sugiro que substitua a cerveja por uma Chocolate Beer. Lembre-se sempre de que, quanto maior o teor de cacau do chocolate, mais alto terá de ser o teor alcoólico da cerveja utilizada.

Receita do brownie

  • 200gr de chocolate meio amargo
  • 200gr de manteiga sem sal
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó

Derreta o chocolate com a manteiga. Bata os ovos e o açúcar. Com um fouet homogenize as duas misturas e adicione os secos. Asse em fôrma retangular untada, em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 35 minutos.

Receita do recheio

  • 350ml da Extra Stout
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 50gr de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó

Reduza a cerveja até que chegue a aproximadamente 150ml. Leve ao fogo os demais ingredientes e, quando começar a ferver, adicione a redução. Mexa até que comece a soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar para utilizar como recheio.

Montagem

Em uma fôrma para ovo de Páscoa de acetado, corte o brownie com 1 a 2 dedos de distância das extremidades. Forre o fundo da fôrma e preencha com o recheio. Finalize com chocolate derretido e leve à geladeira para formar uma casquinha no fundo.


Ana Araújo é chef e proprietária da Mimosa Doces, trabalhou na confeitaria do Esquina Mocotó e faz participações frequentes em programas de TV, como o Edu Guedes e Você

Ovo de Páscoa com casca de brownie e cerveja Stout

0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password