Perspectivas 2020: 3 temas que devem concentrar os debates do setor
Últimos destaques Novo

Perspectivas 2020: 3 temas que devem concentrar os debates do setor

Qualidade e competitividade, reforma tributária e diversidade serão temas essenciais ao setor em 2020

O ano de 2020 promete ser muito importante para o mercado cervejeiro. Muitos especialistas dizem que haverá crescimento de participação das artesanais no mercado brasileiro, baseado em três frentes distintas e independentes, que juntas irão alavancar o setor no Brasil: aumento de produtividade das cervejarias, recuperação econômica no país e a esperada reforma tributária. Tal cenário, por sua vez, irá resultar em três desafios para o setor. Confira.

Qualidade e competitividade
A profissionalização e a produtividade nas cervejarias brasileiras são fundamentais para o crescimento e devem ser exploradas nesse ano. Para a sommelière e jornalista Taiga Cazarine, os profissionais do mercado cervejeiro estão percebendo que precisam ter mais qualificação. “Para 2020 o que eu sinto é que as pessoas estão se preparando mais, ainda temos muitos aventureiros, mas o mercado está mudando, as pessoas estão percebendo a necessidade de estarem mais preparadas, sejam os donos das fábricas ou cervejeiros”, salienta.

Taiga ainda aponta a necessidade que existe de valorização do profissional sommelier de cervejas. Para ela as cervejarias precisam entender melhor como os sommelieres podem atuar nas estratégias de venda. “É uma profissão importante que não é abraçada pelas cervejarias porque ela não é entendida”, afirma.

Crescer de maneira consistente e sustentável será um grande desafio para as cervejarias, segundo Bia Amorim, sommelière, editora da Farofa Magazine e jurada do concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn. “A burocracia nas vendas para quem vai crescer para outros estados precisa vir com consistência e inteligência”, avisa.

Publicidade

Reforma tributária
Para Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), a reforma tributária que está pautada para 2020 será um ponto importante para as cervejarias artesanais. Mas ele alerta que os debates devem ser acompanhados muito de perto, pois existe a discussão da criação do chamado imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas.

Leia também – Reforma Tributária, o que esperar?

Com tantas leis e tantas mudanças, estar bem assessorado pode ser importante para as cervejarias em 2020, segundo Clairton Kubaszwski Gama, especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBET), e Daniela Froener, especialista em Propriedade Intelectual pela World Intellectual Property Organization (WIPO).

“Não apenas na parte técnica ou financeira, mas uma assessoria também na parte jurídica se mostra fundamental para que o crescimento possa ser realizado com a maior segurança jurídica possível, evitando litígios que, invariavelmente, podem acabar resultando em prejuízos financeiros”, argumentam.

Novos consumidores
A busca pelo crescimento também passa por conquistar novos consumidores. Por isso o ano de 2020 trará uma grande discussão para as cervejarias no Brasil: a diversidade será abordada de forma sistemática pela Abracerva, a exemplo do que já foi feito em 2017 nos EUA pela Brewers Association. “A gente está tentando fazer isso de modo mais fácil para as cervejarias, com um núcleo dentro da Abracerva”, explica Nadhine França, consultora cervejeira e fundadora da Maria Bonita Beer.


0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password