fbpx
breaking news New

24% dos empreendimentos têm risco alto de fechar em 2021, diz pesquisa

Trabalho apontou perda de 35% de empregos diretos entre as empresas cervejeiras que participaram da pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) apontou que 65% dos empreendimentos ouvidos enfrentam o risco de fechar em 2021 por causa dos efeitos provocados pela pandemia do coronavírus. O resultado preocupante do trabalho foi apresentado nesta segunda-feira, durante o primeiro dia do Força Cervejeira, congresso promovido pela Bräu Akademie e pela Abracerva, com apoio do Guia.

De acordo com o levantamento da Abracerva, 24% das respostas apontaram risco alto de fechamento em 2021, 41% dos estabelecimentos afirmaram que o risco é moderado e 35% declararam que a possibilidade é baixa.

Leia também – Com alta de 14% em 2020, Brasil passa a ter 1.383 cervejarias

A pesquisa da Abracerva, realizada entre o fim de fevereiro e o início de março, teve 125 respostas, sendo 61 de cervejarias e 20 de brewpubs. Essa participação de 81 cervejarias representa 36,7% dos 221 associados à instituição.

“Os dados da pesquisa vão servir de embasamento para nos dar mais argumentos nas batalhas estaduais, como tivemos a vitória no Rio de Janeiro, na tributação para as microcervejarias. A justiça tributária precisa se expandir para outros estados”, afirmou Nadhine França, presidente-executiva da Abracerva, durante a sessão de abertura do Força Cervejeira.

Esses estudos nos dão poder para respaldar as tomadas de decisão da associação

Nadhine França, presidente-executiva da Abracerva

O trabalho também apontou perda de 35% dos empregos diretos entre as empresas cervejeiras que participaram da pesquisa, sendo que os brewpubs foram os mais afetados, com redução de 62% na mão de obra direta, demonstrando que esses estabelecimentos enfrentam maiores dificuldades para lidar com a crise.

A gestão dos estoques durante a pandemia também tem se mostrado um grande desafio para as empresas do segmento, especialmente em função da falta de previsibilidade. Entre os pesquisados pela Abracerva, 80% tiveram prejuízo com sua produção, como devolução de clientes e fornecedores e perda de estoque não vendido desde o começo da crise sanitária.

A dificuldade do escoamento da produção também reduziu o uso da capacidade instalada pelas cervejarias. Ela era de 65% antes da pandemia, teve queda drástica imediata, para 18%, se recuperou no fim de 2020, aproximando-se dos níveis pré-Covid-19, mas voltou a declinar com o recrudescimento da pandemia, sendo de 23% no período de realização da pesquisa.

Publicidade

“Com o impacto de custos fixos, a coisa não se sustenta”, alertou Jayro Neto, conselheiro fiscal da Abracerva e responsável pela apresentação da pesquisa da associação durante o Força Cervejeira.

Com as restrições impostas para o funcionamento de estabelecimentos, as cervejarias aderiram a modalidades de venda antes deixadas em segundo plano. A pesquisa revelou que 42% das empresas aderiram pela primeira vez ao delivery próprio, com 38% entrando em deliveries de aplicativos. Mas 31% dos participantes disseram que o delivery até deu retorno, mas não o suficiente para manter os custos fixos.

A dificuldade de acesso a insumos durante a pandemia também vem sendo outro desafio aos empreendedores cervejeiros. O trabalho demonstrou que mais de 70% daqueles que responderam tiveram problemas para obter garrafas. “É um cenário difícil, você não consegue vender para bar e nem embalar a produção”, lamentou Jayro, também citando outro dado da pesquisa: a participação dos bares como canais de venda caiu de 32% para 13% desde o começo da pandemia.

A pesquisa foi realizada pela Abracerva para mapear os desafios enfrentados pelo setor, compreendendo a extensão dos problemas e podendo agir de modo mais preciso. A associação também está envolvida e lidera um grupo de trabalho sobre o impacto da pandemia na Câmara Setorial da Cerveja, ao lado de outras importantes entidades. E realiza nesse momento, em parceria com o Sebrae, o 2º Censo de Cervejarias Independentes Brasileiras.

O congresso Força Cervejeira prossegue até quinta-feira, com transmissão pelas redes sociais da Bräu Akademie.

Confira a programação desta terça-feira:

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password