fbpx
breaking news New

Servir para democratizar: A contribuição do sommelier de cervejas para o setor

Especialistas avaliam que reconhecimento do sommelier de cervejas como profissão deve contribuir para a evolução do segmento

A inclusão do sommelier de cervejas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério da Economia, a partir de 2022, representa o reconhecimento da profissão e pode contribuir para a necessária democratização do setor de artesanais. Essa é uma avaliação comum de especialistas consultados pelo Guia, apontando que a profissionalização precisa vir acompanhada da conscientização sobre o preceito básico da função: servir o consumidor.

Leia também – Balcão do Advogado: Sommelier incluído na CBO – Qual é o próximo passo?

“A profissão demanda gente que ame servir. O sommelier é antes de tudo um servidor. É importante que a profissionalização siga para que tenhamos pessoas cada vez mais qualificadas e para que as empresas contratem sommeliers não por uma obrigação legal e, sim, porque eles realmente fazem a diferença no dia a dia do negócio”, apontou Carlo Enrico Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM).

A sommelière de cervejas Bia Amorim destacou, inclusive, não ser uma coincidência que a função tenha sido incluída em uma família ocupacional na qual estão inseridas categorias profissionais como trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.

Publicidade

“Sinto que ainda falta um orgulho em trabalhar a serviço dos clientes, consumidores e não apenas do próprio paladar”, refletiu Bia. “Entender que ser/estar sommelier(ère) é servir, entender e evoluir. A cultura cervejeira tem muito a dizer e por isso precisamos de pessoas dispostas a divulgar, de forma honesta, responsável e com qualidade os benefícios da cerveja.”

Entre as atribuições do sommelier de cervejas estão a organização de eventos de harmonização e degustação, a elaboração de cartas de cerveja, o acompanhamento da qualidade da bebida no ponto de venda, o treinamento de equipes de atendimento e a seleção de rótulos para distribuidoras e importadoras, além da orientação do consumidor para um consumo que priorize a qualidade.

Para Bia, o reconhecimento do sommelier de cervejas como profissão trará consequências positivas para toda a cadeia, ajudando na consolidação do segmento de artesanais e na valorização da função. “Definir as atividades deste profissional faz com que saibamos muito melhor quais são as diretrizes do ofício. É um guia para caminhar junto com a gestão de empresas e microempreendedores individuais, e é oficial”, comentou Bia.

Bressiani concorda que reconhecer a categoria profissional, que vem sendo mais demandada pelo mercado, representará um salto para o segmento. “Acredito que ela deve, inclusive, trazer mais profissionalização para o setor, trazendo para dentro de sala de aulas mais pessoas que atuam de fato na linha de frente”, finalizou o diretor da ESCM, que já formou mais de 820 sommeliers de cervejas desde 2014.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password