fbpx
breaking news New

Rota Cervejeira de Atibaia une marcas e incrementa potencial turístico da cidade

Recém-lançada, Rota de Atibaia reúne 4 cervejarias e realizará próxima edição do passeio em 21 de agosto

Conhecida estância climática paulista, Atibaia também é famosa por suas atrações, como o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, além de ser um importante polo cultural. A essas possibilidades de lazer, agora se soma a Rota Cervejeira de Atibaia, fruto da união das quatro marcas da cidade, com as quais se juntou o Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau.

“A Rota Cervejeira de Atibaia vem acrescentar ao turismo mais uma opção de lazer e de entretenimento. Sem dúvida é uma tendência de mercado. Atibaia já conta com o turismo rural, turismo corporativo e de eventos, ecoturismo, entre outros, e, agora, o cervejeiro”, celebra Mônica Fontes, gestora-executiva do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau.

Leia também – Como a Seasons levou o tema da preservação da Amazônia ao meio cervejeiro

Composta por Heusch, Kuppel, Los Compadres e Tibaya Cervejaria, a Rota Cervejeira de Atibaia conta com visitas guiadas pelas quatro marcas. Em cada uma delas, o público é convidado a degustar três rótulos, em copos de 110ml. Os participantes ainda ganham brindes, como um copo de vidro exclusivo da Rota Cervejeira de Atibaia e um passaporte carimbado em cada cervejaria, que oferecerá promoções exclusivas ao portador em visitas futuras.

Recém-iniciada em um evento-teste no sábado anterior, a Rota voltará a ser realizada no próximo sábado, depois sempre acontecendo no segundo sábado de cada mês, em um passeio que custa R$ 100 por pessoa, com início às 14h e tendo entre 3 e 4 horas de duração. E os ingressos podem ser adquiridos no site Atibaia Turismo.

Em função da proximidade entre as cervejarias, o trajeto de 600 metros durante o passeio pode ser realizado a pé, em uma caminhada de sete minutos, e através de bicicleta. Ou mesmo em outras opções de locomoção, como em veículos de receptivos, próprios, táxis ou de aplicativos, além de empresas de transporte executivo e transfers oferecidos pela rede hoteleira aos seus hóspedes.

Setor unido
Essa proximidade física entre as marcas, inclusive, é vista como um diferencial da Rota Cervejeira de Atibaia, como destaca Gabriela Basacchi, responsável pela área comercial da Heusch. Lembrando que esse tipo de turismo está consolidado em outras localidades, ela acredita que a iniciativa pode trazer mais visitantes para a cidade paulista.

“É uma união de forças de quatro cervejarias artesanais de Atibaia para promover a cultura cervejeira, que tem ainda muito a crescer no mercado. Aproveitando a proximidade física das cervejarias, surgiu a ideia dessa rota cervejeira. Tem um potencial imenso, como em outras regiões do Brasil, que já têm esse roteiro consolidado. O objetivo é difundir a cultura cervejeira, trazendo cada vez mais o turista para Atibaia”, conta Gabriela.

Aproveitar a força turística de Atibaia foi, aliás, uma das motivações para a criação da rota cervejeira, como ressalta Ricardo Blanco, cervejeiro da Kuppel. Já parceiros comerciais, os responsáveis pelas marcas enxergaram essa possibilidade a partir de uma ação coletiva para a arrecadação de alimentos durante a pandemia do coronavírus, como ele relata. A partir daí, então, a ideia foi tirada do papel para unir o potencial turístico da cidade com suas atrações turísticas.

Publicidade

“Atibaia é uma cidade turística, com um nome forte, e precisamos nos fazer presentes e sermos mais conhecidos. Quando veio a pandemia, fizemos uma ação para arrecadação de alimentos na porta das 4 cervejarias em troca de cerveja. Dali nasceu a ideia de colocar a rota em prática, aproveitando os pontos a favor para que desse certo, como a localização próxima a São Paulo, assim como o fato de a cidade ter uma grande rede hoteleira”, relata o cervejeiro da Kuppel.

Dessa união através da Rota Cervejeira de Atibaia, a expectativa é que o mercado cervejeiro se fortaleça na cidade. “Ninguém faz nada sozinho. Cada cervejaria tem sua história, cada uma segue sua linha específica, o que traz variedade, mas cada um sozinho é mais fraco. Juntos, para fazer compartilhamento de compras, trocar informações, em uma parceria simbiótica, a gente se ajuda. Além de fornecer uma opção para turistas, fomentamos o mercado local conjuntamente, o que é o futuro. Mais do que vender cerveja em outras cidades, o objetivo é fortalecer o beba local”, destaca Alexandre Gonçalves, sócio-proprietário e diretor-geral da Los Compadres.

Atibaia fortalecida
Assim, contanto com a união das marcas, a Rota Cervejeira de Atibaia pode trazer benefícios para a própria cidade, aproveitando o seu potencial para receber visitantes, como argumenta Eduardo Felix, cervejeiro e sócio-proprietário da Tibaya Cervejaria.

“É mais um pacote turístico para uma cidade com grande potencial. O turismo cervejeiro também agrega. Para nós, é uma chance de divulgar nossos produtos e trabalhos, tornando as cervejarias locais mais conhecidas, expandindo os mercados”, aponta Eduardo.

A gestora-executiva do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau destaca, ainda, que as marcas agora esperam apoio da administração pública para a Rota Cervejeira de Atibaia. “O Atibaia e Região Convention Visitors Bureau acredita 100% no sucesso do produto e não medirá esforços para conquistar novos turistas para a cidade e região. Estamos pleiteando apoio da Prefeitura municipal de Atibaia, tanto na segurança, limpeza da área, sinalização, como nas demais necessidades.”

Mônica ainda lembra o pioneirismo da Rota de Atibaia em sua região, apontando que, dela, podem surgir novos estímulos para a atividade, como a criação de um polo cervejeiro. “Esta rota é a primeira da região, estamos muito orgulhosos por isso, e em breve lançaremos o polo cervejeiro regional”, revela a gestora.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password