fbpx
breaking news New

Como a Seasons levou o tema da preservação da Amazônia ao meio cervejeiro

Seasons Legado é composta por três Stouts com a mesma base e cacau, cumaru e café como ingredientes diferenciais de cada uma delas

Transcender a cerveja, dando protagonismo aos ingredientes que a compõem e, principalmente, aos projetos que ajudam a conservá-los. É essa a premissa que levou a Seasons a criar o projeto Legado, que coloca em primeiro plano três produtos presentes na Floresta Amazônica e as ações que apoiam e ajudam na sua preservação.

A série, assim, não é apenas uma coleção de três Stouts com a mesma base e cacau, cumaru e café como ingredientes diferenciais de cada uma delas. Idealizada a partir da aproximação de iniciativas que atuam para a conservação do bioma, ela vincula a cerveja – produto que motiva a existência da marca pertencente ao grupo CBCA – a projetos de sustentabilidade. 

Leia também – Tanoaria Espanha compra Basement e pode atender demanda por beer coffees

Nesse caso, a grupos que ajudam na conservação da Floresta Amazônica. Para tirar a série do papel, afinal, a Seasons se uniu a duas organizações ambientalistas: o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), de Piracicaba (SP), e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), de Manaus (AM). Ambos desenvolvem projetos com comunidades amazônicas produtoras de cada um dos ingredientes, cedidos para a produção das três cervejas.

E a Seasons acredita que, a partir dessa iniciativa, consegue induzir o público cervejeiro a consumir produtos da Amazônia que possuam origem sustentável ao mesmo tempo em que tem contato com a complexidade sensorial dos rótulos, em uma conexão que vai além da bebida. 

“O Seasons Legado nasceu com propósito de trazer a matéria-prima, suas origens, comunidades, práticas agroecológicas em primeiro plano, dando relevância ao homem do campo, e, nesse caso específico, às comunidades da Amazônia. São projetos lindos que mostram que é possível, sim, conservar e ser produtivo ao mesmo tempo na Amazônia”, comenta Karin Barreira, diretora de marketing da CBCA.


Leonard Sewald, embaixador da Seasons, destaca o papel de porta-voz de uma causa adotado pela marca com o lançamento das cervejas, apontando que a iniciativa abre espaço e entrega o protagonismo para as ações do Imaflora e do Idesam. 

“O papel das duas entidades é fundamental pois não só foram através delas que tivemos acesso às matérias-primas utilizadas no projeto, como também são elas que fazem a conexão com as famílias produtoras da Amazônia, auxiliando-as nos projetos de agricultura sustentável dos chamados sistemas agroflorestais. A Seasons, nesse sentido, é o veículo que leva o resultado do trabalho dessas famílias para o meio cervejeiro”, explica o embaixador da Seasons.

Publicidade

Assim, como avalia Leonard, o Legado se insere na estratégia de ir além da cerveja. A marca, desse modo, atua para oferecer conteúdo ao público, dando-lhe acesso a novas histórias, realidades e contextos. 

A Seasons sempre teve como objetivo criar produtos que transcendessem o aspecto comercial, criando produtos que também contassem histórias. Nesse sentido, o projeto Legado superou totalmente as expectativas, pois não só estamos contando uma bela história real de resiliência, perseverança e progresso de um Brasil que por vezes está distante do nosso dia-a-dia, como também estamos servindo como uma ponte para consumidores que se sintam motivados a deixar o seu legado

Leonard Sewald, embaixador da Seasons

Marca sustentável
E, na avaliação de Leonard, o objetivo foi alcançado com esse projeto. Ele ressalta que a Seasons também oferece uma ligação entre o consumidor das suas cervejas e as famílias produtoras dos ingredientes utilizados nos rótulos da série. Um detalhe importante nas latas reforça essa preocupação de aproximar o público cervejeiro dos projetos de sustentabilidade: elas têm um QR Code impresso, que dá acesso a um portal com informações sobre as iniciativas.

“Através do QR Code presente nas latas, conseguimos conectar contribuições vindas dos consumidores diretamente com as famílias produtoras, através das nossas duas entidades parceiras do projeto. Isso para nós é criar um produto com um significado e propósito maior. É fazer a marca deixar o seu legado. Desnecessário dizer que estamos tremendamente orgulhosos com o projeto”, destaca o embaixador da Seasons.   

Karin também avalia que a criação da série se insere em um contexto maior de atuação da Seasons pela sustentabilidade. Ressaltando que todos os atores do setor podem fazer a sua parte, seja as grandes indústrias ou as microcervejarias, ela enumera iniciativas pioneiras adotadas pela marca ao longo da sua trajetória.

Tamanho não é documento, pois não é preciso ser grande para adotarmos boas práticas para cuidar do meio ambiente. Sou feliz em dizer que a Seasons foi pioneira nisso, tendo sido a primeira cervejaria artesanal do país a adotar caldeiras com queima de biomassa ao invés de gás GLP, bem como uma das primeiras cervejarias a adotar o uso de ozônio (sanitizante poderoso gerado na própria fábrica, que não agride o meio ambiente) como alternativa a produtos químicos sanitizantes. Ou seja, faz parte do nosso DNA pensarmos de maneira sustentável

Karin Barreira, diretora de marketing da CBCA

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password