fbpx
breaking news New

Nova marca de vencedor do Mestre Cervejeiro debate atuação feminina no setor

Three Hills nasce de uma sociedade entre Nathalie Velasques e Ivan Tozzi, que ganhou o Eisenbahn Mestre Cervejeiro em 2017

Enquanto a seleção brasileira sofria na noite de quinta-feira para derrotar o Paraguai nos pênaltis, pelas quartas de final de Copa América, o Multishow transmitia o primeiro episódio da 10ª temporada do reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro, aguardado programa que elegerá a melhor receita do país no estilo Session IPA. São dez participantes concorrendo ao posto. E, se depender do panorama das edições anteriores, o futuro vencedor pode sonhar com voos altos no mercado.

Foi o caso de Ivan Tozzi, que ganhou o Mestre Cervejeiro em 2017 e, depois de se aprofundar nesse universo, está lançando sua própria marca, a Three Hills. Uma marca, aliás, que chega não apenas com a promessa de bons rótulos, mas com uma premissa bastante interessante: colocar a mulher como protagonista no meio cervejeiro.

Em suma, essa é a ideia central da cervejaria, que apresentará seus dois primeiros rótulos – uma Cream Ale Citra e uma Russian Imperial Stout Coffee – em 10 de julho, em São Paulo, no BEC Bar, em Pinheiros.

A cervejaria, fundada por Nathalie Velasques e Ivan Tozzi, lembra de mulheres “comuns” em seus rótulos para incentivar uma importante discussão: a presença feminina no setor, muitas vezes tratada com preconceito, como objeto de ativação de ações de marketing, por exemplo, e não como consumidora ou parte integrante do processo produtivo.

Tozzi assegura, inclusive, que homenagear mulheres nos rótulos não será algo pontual, como aconteceu agora nas suas primeiras cervejas, mas uma tônica e uma ação fundamentada na defesa da maior igualdade na sociedade e no setor, com a busca por protagonismo das mulheres. Ele destaca, também, a necessidade de tratamento igualitário aos públicos.

“A ideia é sempre manter a homenagem às mulheres. Pensamos muito no posicionamento da nossa marca frente ao machismo ainda existente no mundo cervejeiro. Mas não queríamos que isso parecesse apenas uma bandeira. A nossa cerveja é feita tanto para homens como para mulheres, até porque não vemos distinção entre o gosto desses dois públicos. O que queremos é colocar a mulher como protagonista. Como alguém que escolhe os produtos, que direciona mercado, que propõe mudanças. Não meramente coadjuvantes ou como objeto para o público masculino consumir cerveja”, comenta ao Guia.

Para Tozzi, vem ocorrendo um gradual crescimento da participação feminina no setor cervejeiro. E a Three Hills pode ajudar a expor isso ao público mais leigo, ampliando o debate sobre essa temática através dos seus rótulos.

“Em nossa visão, a mulher vem cada vez mais se destacando. Temos ótimas somerlliers e cervejeiras trabalhando nas indústrias, trazendo cada vez mais novos sabores e aromas. Isso nos motiva a mostrar isso para o mercado consumidor, que muitas vezes nem tem essa noção”, argumenta.

Mestre Cervejeiro
Tozzi venceu em 2017 o Eisenbahn Mestre Cervejeiro, programa hoje exibido por Multishow e Globo que aproveita o universo cervejeiro para lidar com leveza e profundidade sobre as suas temáticas – em 2018, aliás, ele foi vencido por uma mulher, Anne Galdino.

O sócio da Three Hills explica que ganhar o programa abriu a mente para a criação de sua cervejaria. “Venci o Mestre Cervejeiro em 2017, a partir daí minha vida já começou a ter uma mudança. Pessoas me procuraram pra participar de eventos, pra enviar cervejas, dar workshops, cursos. Vi que ali havia uma oportunidade de mostrar meu conhecimento e realizar o sonho de abrir uma cervejaria”, conta.

Esse processo, então, passou por algumas etapas, com a dedicação a estudos para se formar como mestre cervejeiro e sommelier. E foi exatamente nesse momento que Tozzi conheceu Nathalie, dando início a uma parceria que originou a Three Hills.

Publicidade

“A Nathalie me mandou uma mensagem perguntando se eu tinha vontade de abrir uma cervejaria. Na hora já disse que sim e perguntei se ela queria ser minha sócia. Mas só fomos levar a sério mesmo em fevereiro de 2019, quando começamos a desenhar a ideia da marca”, detalha.

Tozzi acrescenta que a identificação da cerveja criada por ele para o programa Mestre Cervejeiro, em 2017, o levou a batizar a sua marca, nome que traz também uma homenagem à cidade de Franca (SP). “O nome Three Hills foi o que usei para homenagem da minha APA da Eisenbahn. O nome é uma homenagem à cidade de Franca, onde morei por tantos anos. A cidade foi construída sobre três colinas”, justifica.

Homenageadas
Sem esquecer as lutas sociais, mas também lidando com elas a partir de perspectivas pessoais na trajetória de construção da Three Hills, Tozzi e Nathalie decidiram homenagear pessoas bem próximas a eles nos primeiros rótulos – mulheres que foram importantes na trajetória de ambos. Assim, a Mila, uma RIS Coffee, homenageia a esposa de Tozzi.

“Traz como homenageada a minha esposa Michele, que carinhosamente chamamos de Mila. Essa é uma cerveja que provavelmente será a mais forte. Uma Imperial Stout com 10% de ABV, acrescida de café, baunilha, cacau e um toque de carvalho. Escolhemos ela para ser homenageada porque precisei muito da força dela nessa minha mudança de vida. Trabalhei por muitos anos em uma ótima empresa, estava muito bem colocado, e aí tomei essa decisão de investir em um sonho. Só com a força dela poderia ficar em pé e tranquilo”, explica.

Já a Helena tem como referência a filha de Nathalie. “A Cream Ale Citra – Helena é uma homenagem à filha da Nathalie. Essa é a cerveja que nasceu primeiro em nossa cabeça, seria como a nossa criancinha mesmo. Desde o começo, a gente queria uma cerveja gostosa, leve, para se beber de goles, mas que não fosse a Pilsen de sempre. É uma forma até de associar a leveza e a pureza da própria Helena, mas com um toque de criatividade do estilo que é demonstrada pelo uso do lúpulo norte-americano Citra, dando um sabor diferente. Helena também precisou ficar mais tempo longe da Nathalie, que foi estudar mais sobre cerveja. Por isso acreditamos ser uma homenagem justa a ela”, comenta Tozzi.

Porta de entrada
Sem focar em uma escola específica, a Three Hills tem como objetivo inicial atingir o público que há pouco consumia as cervejas mais tradicionais, mas que optou recentemente por mudar para as artesanais. Assim, a nova marca espera ser uma porta de entrada para esse mercado.

“Queremos trazer cervejas fáceis de tomar, que façam o consumidor querer tomar novamente. Partimos mais de um público intermediário, aquele que já está deixando as mainstream para tomar algo diferente. A ideia é que a maior parte dos rótulos sejam assim. Porém, teremos rótulos mais ousados (como é o caso da nossa RIS), mas esses serão mais sazonais e não parte do nosso portfólio fixo. Nossa marca seria a simplicidade, mas sempre com um toque a mais”, diz Tozzi.

Além dos dois rótulos prestes a serem lançados, a Three Hills já prepara outras novidades. Os planos são de lançar mais duas cervejas em setembro e de ampliar a distribuição em São Paulo e em outros estados brasileiros.

“Estamos agora finalizando a preparação de mais dois rótulos que devem chegar ao mercado em setembro. Também já planejamos aumentar a nossa produção para começar a chegar em outras cidades do Estado de São Paulo e posteriormente do Brasil até o final do ano”, projeta.

Confira as características das duas cervejas da Three Hills:

CREAM ALE CITRA – HELENA
Produzida com lúpulo citra e adjunto (flocos de milho), a cerveja busca leveza e suavidade no paladar, aliada ao aroma cítrico, lembrando limão, toranja e maracujá, tudo de forma harmônica.
Estilo: Cream Ale
Cor: Amarelo Clássico
ABV: 4,5%
IBU: 15
Formato: Chope

RIS COFFEE – MILA
A combinação de maltes escuros, grãos de café, baunilha, cacau e carvalho francês, traz uma complexidade de aromas e sabores para a cerveja. Com corpo alto e residual doce, é a cerveja ideal para o inverno.
Estilo: Russian Imperial Stout
Cor: Preta
ABV: 10%
IBU: 68
Formato: Chope

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password