fbpx
breaking news New

Glossário cervejeiro compila termos para difundir conhecimento acadêmico

glossário
Interessante iniciativa de universidade federal aprofunda termos da ciência, mercado, história e cultura cervejeira

Produzir cerveja, assim como outros produtos complexos, exige, muito mais do que informação, conhecimento. Ao longo da extensa história da bebida, o estudo a respeito dela e do processo de produção se ampliou – e ainda se amplia – constantemente: inovações tecnológicas, pesquisa científica, experiências práticas e estratégias comerciais que, ao serem adotadas, reconfiguram em algum grau o universo cervejeiro. Dessa maneira, muda também o vocabulário necessário para compreender todo esse processo e “ecossistema”. E foi na busca de um professor universitário por compreender melhor esse léxico que surgiu o Glossário Cervejeiro.

Percebendo a demanda dos alunos por conhecimento de bioquímica que apoiasse a produção de cerveja, o Dr. Gabriel Hornink, do departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), desenvolveu uma disciplina eletiva sobre o assunto. O curso teve sua primeira edição em 2017 e, para ajudar os alunos, o professor passou a compilar alguns termos mais relevantes ou de difícil compreensão.

“Percebi que havia muita dificuldade por parte dos alunos em encontrar definições claras para conceitos que aparecem constantemente no processo de produção. Muitas das fontes de informação são em inglês, e muitos dos termos, mesmo que bastante utilizados, não são empregados nem compreendidos em sua definição mais correta”, conta ele ao Guia.

Como atividade do curso, Hornink propôs que os alunos também se engajassem na construção de um glossário, registrando e definindo termos que aparecessem no dia a dia. “Tem de tudo: termos vindos da ciência, do mercado e da cultura cervejeira”, detalha.

Publicidade

No entanto, a atividade rendeu mais do que o esperado: a compilação de novos verbetes deixou de ser algo que acontecia por acaso e a busca se tornou intensa, um esforço coletivo do professor e de seus alunos. “Chegou a virar um vício”, brinca ele, orgulhoso dos 712 verbetes já registrados.

Ampliação
Com a chegada de outros pesquisadores, como o mestre cervejeiro e engenheiro de alimentos Gabriel Galembeck e o professor Dr. Eduardo de Figueiredo Peloso, o Glossário passou por revisões e foi melhor padronizado.

Assim, muito mais do que uma lista com definições de termos, o glossário pretende ser uma fonte de conhecimento. O modo como os verbetes foram produzidos teve como finalidade não só explicar o termo, mas expandir seu entendimento prático, de maneira que o cervejeiro possa encontrar explicações sobre as questões que aparecem no dia a dia.

O glossário está disponível gratuitamente para download (em PDF ou livro online) – o que Hornink acredita ser um dever da universidade pública. “A ideia é fazer com que o conhecimento acadêmico se popularize, queremos que ele crie uma ligação entre a academia e o mercado”, conta o professor.

O número de verbetes só cresce e uma segunda edição ampliada, e até mesmo uma versão impressa, não estão descartadas. “Seria muito bom que todas as universidades e cervejarias tivessem acesso”, completa.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password