fbpx
breaking news New

Aplicativo auxilia análise sensorial por concursos e indústria cervejeira

Ferramenta desenvolvida pelo Science of Beer foi utilizada na última edição do Brasil Beer Cup

Avaliar a qualidade e padrão de uma cerveja é uma tarefa em comum da indústria e dos concursos do setor. E uma ferramenta criada pelo Science of Beer Institute pode ser usada por ambos os elos da cadeia. É o Beer Sensory, um aplicativo de análise sensorial que foi utilizado no Brasil Beer Cup, competição cervejeira realizada em Florianópolis, no fim de novembro.

As características sensoriais compõem a qualidade da cerveja e provocam estímulos no consumidor, sendo fundamentais para que uma indústria entregue um bom produto ao seu público. Ajudar a compreendê-las é o objetivo do software, idealizado pela CEO do Science of Beer, Amanda Reitenbach, e que foi construído a partir de metodologias internacionais de análise sensorial.

Leia também – Como foi 2021 no mercado cervejeiro? Especialistas avaliam

Sua utilização, colocada em prática no Brasil Beer Cup, pode indicar um foco nos concursos, mas também foi adaptada, durante os meses mais severos da pandemia do coronavírus, para utilização nas aulas e treinamentos online aplicados pelo instituto.

“Esse software começou a ser utilizado durante as aulas dos cursos do Science porque ele permite que o professor, por exemplo, abra uma sala onde os alunos entram e avaliam uma cerveja específica, e ele [professor] consegue ter uma noção da avaliação de cada um. E, com isso, também gera dados estatísticos sobre essas avaliações” explica Amanda. “Ele pode ser utilizado em concursos, tendo sido desenvolvido com esse objetivo, e em aulas, treinamentos sensoriais…”, acrescenta.

Publicidade

A análise sensorial é utilizada para medir, analisar e interpretar reações obtidas a partir de sentidos como visão, tato, olfato, audição e paladar. Com isso, auxilia no estabelecimento de critérios de qualidade e no controle do que está sendo fabricado, também podendo servir como suporte para pesquisas ou funcionando como base para o desenvolvimento de novos produtos, além de prevenir e identificar erros.

Assim, para além do seu uso em concursos e aulas, o aplicativo foi criado a partir da percepção da necessidade de adaptação de ferramentas de análise sensorial para a indústria cervejeira, como relata a CEO do Science of Beer. “No meu doutorado, trabalhei muito com diversas ferramentas estatísticas para análise sensorial e inteligência artificial e pude notar que elas poderiam e deveriam ser aliadas às necessidades do setor cervejeiro”, afirma.

Como funciona o Beer Sensory?
O Beer Sensory funciona como um acompanhamento de desempenho dos alunos durante a avaliação e preenchimento de fichas técnicas relacionadas às cervejas degustadas em aula. No concurso Brasil Beer Cup, a ferramenta foi utilizada para acompanhar e monitorar a evolução do painel de juízes em tempo real. Conforme as fichas de avaliação foram sendo preenchidas por cada juiz, o sistema atualizava as métricas e estatísticas observadas pelas especialistas em análise sensorial.

A ideia é que a ferramenta corrija uma das principais queixas das cervejarias participantes de concursos cervejeiros: a discrepância entre fichas de avaliações preenchidas por diferentes juízes para uma mesma cerveja. Mas, além de parametrizar as respostas de cada mesa de julgamento, a tecnologia também é capaz de dinamizar o trabalho dos juízes, uma vez que a descrição das cervejas será feita diretamente no sistema, agilizando a etapa de preenchimento das fichas de avaliação.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password