fbpx

Latas têm leve predomínio no envase das artesanais com maior alcance


As cervejarias artesanais com maior presença no mercado brasileiro têm utilizado mais a lata do que a garrafa de vidro para envasar suas cervejas, de acordo com o levantamento “O Ano de 2022 para as Cervejarias“, realizado pelo Guia.

Entre as cervejarias presentes em mais de 5 estados, 41,7% optam prioritariamente pelo envase em latas, enquanto 33,3% utilizam garrafas de vidro. Portanto, ambas as embalagens superam outras opções, como barris e PET.

Leia também – 44% das cervejarias têm até 3 anos de atividade, aponta pesquisa do Guia

As garrafas de vidro também têm um alcance significativo para cervejarias mais concentradas em uma região do país. Para aquelas presentes em 2 a 5 estados, essa embalagem é predominante, representando metade dos participantes da pesquisa do Guia, que pode ser acessada pelo link.

Embora as garrafas de vidro e as latas se destaquem entre as cervejarias com maior alcance, o envase em barris é predominante no setor, sendo a escolha principal de 62% dos participantes do levantamento.

O envase em barris é utilizado por mais de 50% daqueles que possuem fábrica própria (66%) ou produzem a cerveja em seus brewpubs (69%). Também há uma presença significativa entre as cervejarias ciganas, mas nesse caso as estratégias são mais variadas, com 37,5% mencionando o uso de garrafas de vidro.


Também é predominante a preferência pelos barris entre as cervejarias com alcance limitado, seja atuando apenas em sua cidade de origem (60%), em municípios vizinhos (81%) ou restritas ao seu próprio estado (67%).

A opção de envasar a produção em garrafas PET se destaca entre as cervejarias que atuam exclusivamente em suas cidades de origem, sendo mencionada por 20% dos participantes, assim como por aquelas que possuem brewpubs (15,4%).

O Ano de 2022 para as Cervejarias” foi uma pesquisa quantitativa conduzida pelo Guia por meio de um questionário online. As respostas foram coletadas entre outubro e dezembro de 2022, e o levantamento contou com a participação de 100 proprietários ou administradores de cervejarias.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password