Balcão Beersenses: Conheça a melhor cerveja do mundo
Rodrigo Sena Beersenses

Balcão Beersenses: Conheça a melhor cerveja do mundo

Durante esses anos na profissão de sommelier e professor em cursos sobre cerveja, há uma pergunta que eu respondo inúmeras vezes: qual a melhor cerveja do mundo? Essa pergunta me é feita por alunos, clientes, familiares e amigos.

Quando a pessoa me conhece e fica sabendo que eu sou um profissional da cerveja, invariavelmente surge esta questão (logo após de passar pela cabeça dela, erroneamente, que eu tenho o trabalho dos sonhos). Acredito que isso aconteça com todos meus colegas profissionais cervejeiros, eles entendem o que eu digo.

Mas o curioso nisso tudo é perceber que há um anseio geral das pessoas, sejam conhecedores do assunto ou não, em buscar essa resposta, em ter uma referência de qual é a melhor cerveja que há no planeta. Acho compreensível.

Leia também – 14 cursos de férias da Escola Superior de Cerveja e Malte

Acompanhem minha lógica: se conhecêssemos um técnico de futebol perguntaríamos qual é o melhor jogador do mundo, se conhecêssemos um cinéfilo iríamos perguntar qual o melhor o filme, se conhecermos um açougueiro perguntaríamos qual é a melhor parte do boi para fazer churrasco. Logo, quem conhece um sommelier de cervejas vai perguntar a ele qual é a melhor cerveja.

Acredito que sommelieres em geral (de vinho, azeites, mostardas, etc), baristas e mestres queijeiros, entre outros profissionais, passem pela mesma situação constantemente nas suas áreas de atuação.

Nesse momento em que você pensa:

– Esse cara vai dizer qual a melhor cerveja do mundo ou não, hein?

Eu respondo:

– Sim, vou.

E então você pensa:

– Então diz logo, diacho!

E eu digo:

– Filosofia pura.

-O quê? Filosofia pura é uma cerveja nova? Puro malte? Não conheço essa! É IPA? Quantos IBUs? De qual cervejaria? Onde vende?, você pensa.

Não, meu amigo leitor! Filosofia pura não é o nome de uma cerveja (mas bem que poderia ser, quero royalties se alguém lançar). Filosofia é a resposta para a pergunta de qual é a melhor cerveja do mundo. E por um simples motivo: a melhor cerveja do mundo é a que mais lhe agrada, na forma que mais lhe satisfaz no momento que mais lhe convém.

Publicidade

Fácil de explicar (nem tanto): você tem uma preferência pessoal formada ao longo da sua vida, com experiências que mais lhe agradam, outras que não lhe agradam, e ainda outras que são indiferentes para você. Beber cerveja é uma experiência, logo, ela pode ser a melhor, a pior, ou indiferente. E só quem sabe qual é cada uma delas é você.

Se estar em um gastropub degustando uma Lambic tradicional belga em uma taça, harmonizada com mexilhões, é uma referência de experiência boa para você, provavelmente aquela cerveja naquele momento é a melhor do mundo. Se você é um hop hunter barbudo, que ama lúpulos e rock, a melhor cerveja do mundo é aquela Double IPA com 8 lúpulos diferentes, tomada no pint do balcão de um pub ouvindo um bom Metallica. Mas se você prefere uma mesa de plástico, copo americano, Lager com milho e um tremoço para petiscar batendo papo com amigos, aquela cerveja será a melhor do mundo naquela hora.

Leia também – Entrevista: A cerveja está pomposa e chata, precisamos aproveitar melhor seu potencial

Sem problemas nem julgamentos com nenhuma das experiências, pois a cerveja é democrática e exige isso. Além do mais você pode navegar entre as experiências para descobrir novas e aumentar sua lista de melhores do mundo, ou não.

Sim, existem cervejas bem feitas e cervejas mal feitas, cervejas de boa qualidade e cervejas de má qualidade. Essa é uma discussão técnica, que beer geeks adoram ter, mas que não envolve o seu gosto pessoal, as suas experiências e o que você entende como sendo o melhor para você.

Resumindo, meus amigos: cerveja é experiência, e quem sabe qual é a melhor do mundo para você é você mesmo! Aproveite com moderação e ótimas experiências virão para você. Cheers!


Rodrigo Sena é jornalista, sommelier certificado em tecnologia cervejeira com especialização em harmonizações e responsável pelo canal Beersenses

0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password