fbpx
breaking news New

6 atividades em que a tecnologia pode auxiliar no dia a dia de uma cervejaria

Recursos tecnológicos podem ser usados da fabricação do chope até sua entrega ao cliente final

A chamada 4ª Revolução Industrial faz com que o cenário competitivo seja cada vez mais pautado pelo uso da tecnologia, uma peça-chave para que as empresas possam resolver problemas, aumentar a eficiência e a produtividade dos processos, além de conquistar mercado. Assim, nenhuma cervejaria pode ficar alheia ao uso da tecnologia para incrementar as suas atividades.

Presentes no dia a dia, os recursos tecnológicos podem oferecer auxílio em diferentes etapas de atuação das marcas. “O que vemos hoje é cada vez mais a tecnologia auxiliando nos processos, desde a fabricação do chope até a entrega ao cliente final”, conta Ewerton Miglioranza, sócio-fundador da BierHeld.

Ele ressalta que se os processos e controles de qualidade antes eram exclusivos das grandes indústrias, hoje estão acessíveis para todo o mercado. Assim, mesmo uma pequena cervejaria pode usar a tecnologia, seja para controlar a brassagem ou na produção, no envase, nas análises químicas, na gestão de negócios e mesmo para o atendimento ao consumidor. E isso, claro, pode trazer benefícios para as marcas. “Tudo isso contribui para um aumento de produtividade juntamente com a redução de custos”, pontua.

Leia também – Chopeiras viram opção de empreendedorismo com volta dos eventos

Assim, de diferentes maneiras, a tecnologia está presente em todas as partes e fases da operação de uma cervejaria, mesmo entre as artesanais. Pensando nisso, o Guia preparou, com o auxílio do sócio-fundador da BierHeld, um material sobre como o uso da tecnologia pode auxiliar no dia a dia de uma cervejaria, em diferentes etapas. Confira:

1 – Controles automatizados de brassagem
Para o profissional da BierHeld, um importante aliado das cervejarias é o controlador PID da curva de brassagem. Ele realiza o controle da temperatura e dos tempos de subida e repouso com precisão, a fim de melhorar a eficiência na extração de açúcares do malte, além de permitir a padronização da receita em todas as fabricações.

Publicidade

2 – Tornar a produção mais rápida
Enzimas que aumentam a velocidade de reações químicas são importantes coadjuvantes de processo que aceleram o tempo de produção, melhorando sua eficiência, sem perder a qualidade. Assim, geram ganho de produtividade e estabilidade para a cerveja.

3 – Atuação no envase
Atualmente, o mercado cervejeiro dispõe de máquinas de envase, tanto para lata quanto para garrafa, com a mesma tecnologia e qualidade de grandes maquinários. “No caso da garrafa, podemos citar engarrafadoras com bomba de vácuo, que retiram o ar da garrafa antes do envase e influenciam muito na qualidade e estabilidade da cerveja”, relata Miglioranza.

4 – Análise química da cervejaria
Hoje já existem soluções no mercado que possibilitam à cervejaria fazer sua própria análise química, através de kits pré-fabricados prontos para o uso e sem a necessidade de um laboratório dedicado. Exemplos de análises feitas incluem PH da água, amargor (IBU), açúcares fermentáveis, volume de álcool e presença de outros compostos químicos como ácido acético, dióxido de enxofre e diacetil.

5 – Gestão do negócio
“Também podemos citar a tecnologia como imprescindível para que se tenha o controle de estoques, das vendas, fiscal e a satisfação dos clientes. Hoje, por exemplo, apenas com um celular é possível fazer um pedido e controlar a entrega e devolução dos equipamentos da cervejaria, aumentando muito a eficiência de operações que há alguns anos eram feitas manualmente ou através de planilhas”, diz o sócio-fundador da BierHeld.

6 – Proximidade e atendimento rápido ao consumidor
Através de canais como e-mail e aplicativos de conversas como o WhatsApp, também é possível ter um contato muito mais direto com o consumidor e agir rapidamente para atender seus gostos e demandas, o que também contribui para aumentar a competitividade da cervejaria.

1 Comment

  • Augusto Sato Reply

    28 de outubro de 2022 at 15:13

    Faltou falar de como as tecnologias de autosserviço da MeuChope.com estão democratizando o acesso aos chopes. Levando o produto fresco a locais que nunca estiveram antes de podendo faturar 24h todos os dias sem a necessidade de funcionários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password