fbpx
breaking news New

Veja principais razões para perda de barris e como controlar o estoque

Extravio de barris tem sido problema comum e causam prejuízos financeiros para cervejarias

A gestão do dia a dia de uma cervejaria é uma tarefa complexa e que necessita ser feita com cuidado para evitar ou, ao menos, minimizar problemas, como a perda de barris, algo que provoca problemas financeiros para as companhias. Esse desfalque no estoque tem a falta de controle envolvendo a cessão e a devolução, a inexistência de contratos de comodato e a troca entre distribuidores como principais razões. Já as soluções para evitar esse tipo de ocorrência podem ser várias, mas passam sobretudo pela adoção de iniciativas que reforcem o controle, o que inclui soluções tecnológicas.

A falta de controle sobre a quem foi cedido um ou mais barris é um dos grandes motivos para o extravio desses equipamentos, um problema que pode se tornar mais difícil de ser solucionado em casos em que uma relação comercial foi encerrada ou não há mais interesse na utilização do produto.  

Leia também – Cervejarias ciganas e de pequeno porte sofrem para recuperar ritmo de vendas

“A falta de controle de devoluções pode fazer com que os barris retornem ao estoque da cervejaria sem que a empresa saiba a quem pertenciam originalmente”, diz Ewerton Miglioranza, sócio-fundador da BierHeld.

O profissional também destaca a importância da existência de contratos de comodato, não apenas para garantir a devolução dos barris, mas também para assegurar a sua melhor conservação. “Sem esse tipo de documento, o cliente pode se sentir menos responsável pelos equipamentos recebidos e pode não se preocupar tanto com a sua manutenção e devolução”, diz Miglioranza.

Publicidade

A inclusão de cláusulas contratuais de comodato, segundo o especialista, também é uma forma de responsabilizar o cliente pelo extravio e danos causados nos barris. “Essas cláusulas devem deixar claro que o cliente é o responsável pela manutenção e devolução dos equipamentos e que ele será cobrado em caso de perda ou dano”, diz.

O sócio da BierHeld também alerta para a ocorrência de casos em que um distribuidor não tem mais interesse em trabalhar com a cervejaria, transferindo os barris para outro distribuidor sem avisar a empresa. “Isso pode fazer com que os equipamentos fiquem perdidos no sistema de distribuição e a cervejaria não saiba onde estão”, explica.

Para evitar a perda de barris nas cervejarias, Miglioranza também ressalta a necessidade da implementação de medidas de controle e prevenção na gestão do dia a dia. Isso inclui registros por meio de um sistema de gestão de estoque ou até mesmo em planilhas de Excel. “Uma das maneiras de fazer isso é manter um histórico detalhado de quais equipamentos foram entregues, quais estão em poder do cliente e quais estão retornando”, comenta.

Outra medida eficaz para evitar a perda de barris apontada pelo sócio-fundador da BierHeld é a demarcação dos equipamentos. Isso pode ser feito com gravação a laser, solda de logomarca ou código de barras. “Essa demarcação torna os equipamentos mais facilmente identificáveis e evita que sejam trocados entre distribuidores sem o conhecimento da cervejaria”, completa.

Além das soluções apresentadas, um sistema que implemente esses controles irá ajudar a cervejaria a eliminar prejuízos com equipamentos ao mesmo tempo em que aumentará a eficiência de seus processos. Para isso, a BierHeld, que auxilia a gestão de cervejarias e distribuidores através do seu software, também conta com um sistema com controle completo dos empréstimos e devoluções e emissões de contratos.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password